Ament: entenda como funciona o novo projeto de atendimentos em saúde mental para Guaraí

Lançado nesta quarta-feira, 15, o projeto AMENT – Saúde Mental em Ação, é um novo serviço implantado pela Prefeitura de Guaraí para os pacientes do município. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram os detalhes de protocolos e procedimentos para os atendimentos.

Segundo o protocolo de atendimento do Ament, o paciente procura sua unidade de saúde de referência para consulta com um médico. O próximo passo é a entrega do encaminhamento na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Goiás, nº 1538, Centro, próximo do Hospital Regional de Guaraí.

“O paciente que estiver com um estado avançado, considerado grave, ele tem prioridade. De início, os critérios adotados seguem os seguintes requisitos: encaminhamentos mais antigos e os casos mais complexos”, informa o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa.

Após o atendimento com um dos profissionais do projeto Ament, o paciente conta com retornos até receber alta clínica.

Lançamento do projeto Ament em Guaraí: o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa; o psiquiatra Rafael Mota Balduíno dos Santos; e a prefeita Fátima Coelho

Casos em estado grave

Em relação aos pacientes em estado grave, eles continuam com atendimentos por meio da pactuação de acordo firmado com Colinas, além de Araguaína por meio da Programação Pactuada Integrada (PPI).

“Para os casos de crise e violência, a porta de entrada é o Hospital de Regional de Guaraí (HRG). As As internações psiquiátricas serão encaminhadas para o Hospital Regional de Araguaína, o de referência para região do cerrado”, explica a técnica do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde Maria José Neres da Silva.

Atenção Básica

Após atendimento pela equipa da Ament, o paciente será encaminhado para acompanhamento das equipes da Atenção Básica do município, que serão os responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes, desde retorno, monitoramento, terapia de grupos e diversas atividades que visam reabilitação e reinserção social.

“Nossa gestão tem a missão de cuidar das pessoas. O Ament chega com esse objetivo, o de oportunizar um tratamento adequado e dar condições favoráveis e proteção aos guaraienses. Parabéns aos profissionais de saúde do nosso município, são eles que cuidarão para que estas pessoas possam ser reintegradas à sociedade, tendo a sua cidadania e direitos preservados”, analisou a prefeita Fátima Coelho.

Os atendimentos realizados pela equipe multifuncional do projeto Ament serão ofertados em um novo prédio, no Setor Jardins, Alameda José Lomazzi Filho, lote 2, quadra 2.