Prefeitura de Guaraí emite nota com esclarecimentos sobre os critérios de poda de árvores: “uma medida técnica e preventiva”

O serviço de poda de árvores segue desobstrução de vias públicas, devido à projeção de galhos e de raízes de árvores (nascidas naturalmente no local e/ou plantadas irregularmente) têm ocasionado não só transtornos aos proprietários de veículos do tipo caminhão baú.

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seamarh) divulgou uma nota nesta quarta-feira (22), com os critérios, orientações técnicas e regras que devem ser seguidas diante do crescimento das árvores no município.

De acordo com a nota, no âmbito do paisagismo urbano, todas devidamente fundamentadas tecnicamente, os serviços visam sempre pela otimização dos espaços públicos (incluindo áreas de calçadas) e pela adequação dos ambientes, não obstante garantir a prevenção e controle para a manutenção da segurança dos cidadãos e a redução dos riscos de danos a bens públicos e de terceiros.

Após análise pelos técnicos e engenheiros da Seamarh, o serviço de poda de árvores segue desobstrução de vias públicas, podas de limpeza e de adequação, devido à projeção de galhos e de raízes de árvores (nascidas naturalmente no local e/ou plantadas irregularmente) têm ocasionado não só transtornos aos proprietários de veículos do tipo caminhão baú (prejuízos com avarias), como também danos na infraestrutura urbana (trincas e deslocamento de placas de meios-fios e danos em sarjeta, pavimentação e sistemas de iluminação pública)  e em estruturas prediais privadas (Casas e prédios em geral).

“A poda destas árvores é de extrema necessidade para que não seja necessário a retirada futura das mesmas”, diz a nota de esclarecimento.

Acrescenta-se ainda o fato de que estamos em época de frutificação dos pés de manga, onde se levará em conta o peso dos galhos, que será significativamente aumentado, com alto potencial de risco de danos à vida humana.

Confira na íntegra a nota sobre os critérios para poda de árvores no município.