Campanha Outubro Rosa em Guaraí realiza exames de PCCU, lançamento de livro e palestra sobre o câncer de mama nesta quarta-feira, 27

Na última sexta-feira, 22, a prefeita Fátima Coelho, juntamente com médicos do município, recebeu do Governo do Tocantins um aparelho de ultrassonografia.

Para o encerramento da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Guaraí promove, nesta quarta-feira, 27, no auditório do Paço Municipal, a partir das 18 horas, o lançamento do livro Mulheres que Inspiram – O Câncer e a Cura, bem como uma palestra com o tema ‘Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama’.

Ainda nesta quarta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí realiza ação simultânea com Exames de Prevenção de Câncer do Colo do Útero (PCCU), na unidade de saúde do Setor Pestana e na UBS José Coelho dos Santos, da Avenida Tocantins, a partir das 19h até as 22 horas.

A ação também contará com emissão de resultados de laboratório, solicitação de mamografia e atendimento odontológico.

Livro Mulheres que Inspiram – O Câncer e a Cura

Idealizado pela advogada Risete de Paula Ribeiro, o livro conta 12 histórias de mulheres que venceram o câncer com superação. “A publicação traz orientações de um mastologista, direitos das pessoas com câncer, também um espaço no final da edição para que cada leitor faça sua reflexão”, detalha a escritora.

Como ajudar: Todo o valor arrecadado pelo livro será destinado para instituições de combate ao câncer, sendo assim, qualquer pessoa pode colaborar adquirindo os exemplares. Segundo a idealizadora Risete Ribeiro, em Palmas, duas instituições já foram beneficiadas, o projeto Névele Menezes e a Liga das Mulheres

Palestra: Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama

A palestra será ministrada pela médica Zoila Reina Toyos Palomino, diagnosticada com câncer de mama (2015) e, atualmente, realiza consultas de controle e por seguimento oncológico e de Mastologia. “A ideia é passar informações valiosas à população sobre prevenção. Enfatizar o autoexame de mama, frisando que o procedimento não substitui os exames preventivos. Pretendo também abordar a grande problemática sobre fatores de riscos, a questão da obesidade, o sedentarismo e maus hábitos, enfim, a importância dos exercícios físicos”, adiantou o conteúdo da palestra e completou com uma frase. “Que todos os meses sejam outubro e que todos os dias sejam rosa”.

Dra Risete de Paula Ribeiro

Advogada, com especialização em Direito Civil e Processo Civil e em Prática Sistêmica do Direito e das Constelações Familiares no Sistema de Justiça e mestranda em Resolução de Conflitos e Mediação pela FUNIBER.

Criadora do Projeto Mulheres que Inspiram e apaixonada por histórias de superação que podem ajudar você a sair da sua zona de conforto, das historinhas de vitimização e ir em busca de Todos do seu Sonhos. Instagram: @riseteribeiro

Dra Zoila Reina Toyos Palomino

Formada pela Universidade de Villa Clara (Cuba), especialização em Medicina da Família, pós-graduada em Reumatologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Residente em Guaraí há 17 anos, exercendo sua função de médica pelo Programa Saúde da Família (PSF). Instagram: @zoila.reina

Guaraí foi contemplado com um aparelho de ultrassonografia

Na última sexta-feira, 22, a prefeita Fátima Coelho recebeu do Governo do Tocantins um aparelho de ultrassonografia. Os recursos são da Bancada Federal de Tocantins em Brasília para a aquisição dos equipamentos.

Prefeita Fátima Coelho e o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa, recebem aparelho de ultrassonografia