Prefeitura de Guaraí pretende inserir peixes no cardápio de alimentação das escolas municipais

Prefeita Fátima Coelho participa de solenidade no encerramento do curso para as merendeiras da Rede Municipal de Educação de Guaraí

Visando alcançar níveis de uma alimentação escolar ainda mais saudável, as merendeiras da Rede Municipal da Educação de Guaraí finalizaram o curso de “Beneficiamento e Processamento de Pescado”. A capacitação foi ministrada em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária (Faet/TO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO) e Sindicato Rural de Guaraí, na última semana, contando com 40 horas aulas teóricas e práticas.

Agora, a Prefeitura de Guaraí pretende realizar aquisição dos peixes diretamente dos piscicultores do município e planeja inserir no cardápio das escolas municipais em 2022.

Durante o curso, foram produzidos nove tipos de receitas com tilápia, caranha e tambaqui: linguiça, kibe, coxinha, torta, pastel, costelinha do tambaqui, quibe assado, almôndegas, dentre outros derivados.

De acordo com a engenheira de alimentos, Patrícia Oliveira, que também ministrou o curso, o objetivo é fomentar a atividade da piscicultura e melhor qualidade nutritiva da alimentação escolar. “Além de técnicas de limpeza, corte e retirada do filé, os participantes também aprenderam a utilizar o pescado no preparo de diferentes pratos para a alimentação escolar e, por meio desses derivados, vamos propiciar alternativas concretas para que eles fortaleçam a cadeia produtiva da pesca na região com consequentes melhorias na renda familiar”, explica.

Cardápio com receitas de peixes para 2022

Segundo o secretário municipal da Educação e Cultura de Guaraí, Sebastião Mendes, a gestão já planeja inserir as receitas com peixes no cardápio das escolas municipais. “Esperamos já no início do ano letivo de 2022. Termos toda logística pronta para que, em fevereiro, o peixe faça parte da alimentação de nossos alunos”, revelou o gestor da pasta.

Para a prefeita Fátima Coelho, o ganho não é só na alimentação escolar, mas na geração de emprego e aquecimento da economia local. “A Prefeitura de Guaraí pretende realizar aquisição dos peixes diretamente dos piscicultores do município, através do programa Compra Direta, uma Lei Federal que permite e determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar”, destacou.