Prefeitura de Guaraí protocola pedido de convocação de sessão extraordinária da Câmara Municipal para votação do orçamento

Leis não aprovadas geram prejuízos ao município pelos recursos e investimentos em milhões que deixarão de circular pelo comércio.

Retomada das obras da nova creche em Guaraí pode sofrer com a falta de investimentos pela não aprovação das leis orçamentárias

Nesta sexta-feira, 07, a Prefeitura de Guaraí protocolou pedido de convocação de sessão extraordinária, na Câmara Municipal de Vereadores, conforme disposto no artigo 45, da Lei da Orgânica Municipal, afim de votação dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2022, além do Plano Plurianual (PPA), relativo ao quadriênio 2022/2025.

Vereadora por três mandatos, a prefeita Fátima Coelho reafirma sua confiança na aprovação da LDO, LOA e PPA, pela Câmara Municipal. “Algo assim nunca aconteceu em Guaraí e, possivelmente, em nenhum outro município do Estado. Participei de três legislaturas como vereadora, é uma situação que nunca aconteceu. Acredito que todos estamos buscando o melhor para o município, pois o orçamento visa a melhoria da qualidade de vida dos guaraienses”, ressalta a chefe do Poder Executivo.

Entenda

O Poder Executivo elabora o orçamento e encaminha ao Legislativo para aprovação dos projetos e, caso necessário, os vereadores fazem alterações.

A LOA, LDO E PPA são considerados instrumentos indispensáveis para uma efetiva gestão, pois o Plano Plurianual é o planejamento da gestão para um período de quatro anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias é o caminho a ser seguido a cada ano, de acordo com as metas do governo para o ano seguinte, sendo executado pela Lei Orçamentária Anual.

Caso não sejam aprovadas pela Câmara Municipal, o município poderá sofrer com os investimentos que seriam aplicados em 2022 para diversos projetos sociais, serviços e ações que estão no planejamento do orçamento. São recursos e investimentos em milhões que deixarão de circular pelo comércio do município, já tão castigado pela pandemia causada pelo Coronavírus.

Leia mais: Vereadora por três mandatos, prefeita Fátima Coelho confia na aprovação da LDO, LOA e PPA pela Câmara Municipal