Guaraí recebe reforço do Governo do Tocantins com carro fumacê para controle do Aedes; Saúde apresenta dados de dengue no município

Dados do município mostram 192 casos suspeitos notificados, sendo 14 positivos, somente nos primeiros 20 dias do mês de janeiro de 2021.

No período de 21 a 29 de janeiro, Guaraí conta com o importante reforço da aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê, no controle vetorial do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da Chikungunya. O veículo foi disponibilizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, nesta quinta-feira, 20, mostram que somente nos primeiros 20 dias do mês de janeiro de 2022, foram 192 casos notificados de suspeita de dengue, sendo 14 positivos, 21 descartados e 157 que ainda faltam encerrar. Se comparado ao mesmo período com o ano anterior, em todo o mês de janeiro de 2021, foram 16 notificações, mas nenhuma positiva. No ano de 2021 foram registrados 187 casos positivos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí orienta que os moradores dessas regiões, quando avistarem o carro em circulação, deixem as portas e as janelas abertas para maior circulação do produto no interior das casas, onde os mosquitos costumam se abrigar. “Os horários para a pulverização são alinhados aos hábitos do mosquito e a outros fatores, como a intensidade do vento, a temperatura, o trânsito e outros”, alerta o secretário da pasta, Wellington de Sousa.

O carro fumacê passará pelo Centro, setor Pestana, Jardim Irany, Canaã, Alvorada, Sul, Brasília, Nova Querência, Santa Helena, Portal da Serra, Aeroporto.

Sintomas:

Dengue

Febre alta >38.5°C; dores musculares intensas; dor de cabeça; dor ao movimentar os olhos; e manchas vermelhas pelo corpo.

Chikungunya

Febre alta; dores intensas nas articulações; inflamações nas articulações; e dores no corpo.

Zika

“Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira”; febre baixa, muitas vezes não sentida; olhos vermelhos sem secreção; e dores nas articulações (mais brandas do que em chikungunya).