Com 1ª consulta médica especializada pelo sistema remoto Telemedicina, paciente guaraiense relata experiência

1ª consulta especializada pelo teleatendimento remoto em Guaraí, é um grande marco e pode ser considerada pioneira na rede pública no estado

Paciente Telemedicina 5
Maria Alice Leite Brito, 48 anos, contemplada com a 1ª consulta pelo teleatendimento remoto. Ela foi atendida por um cardiologista do Hospital Albert Einstein, sendo considerada uma das primeiras da rede pública no estado. Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí

Um grande avanço para os atendimentos especializados na rede municipal de saúde de Guaraí, o sistema remoto Telemedicina, implementado no município, visa atender às demandas das especialidades médicas. Após a 1ª consulta, realizada na última sexta-feira, uma paciente guaraiense conta como foi a experiência com o médico online, acompanhada de um médico clínico presencial, que aconteceu no consultório de uma unidade de saúde do município.

“Estava aguardando essa consulta e, graças a Deus, fui contemplada. Estou satisfeita. Essa nova forma de teleatendimento é muito boa, um projeto que vai melhorar os atendimentos para todos, pois é muito difícil o deslocamento para outros municípios”, conta a paciente guaraiense Maria Alice Leite Brito, 48 anos, contemplada com a 1ª consulta pelo teleatendimento remoto. Ela foi atendida por um cardiologista do Hospital Albert Einstein, sendo considerada uma das primeiras da rede pública no estado.

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Prefeitura de Guaraí adere ao sistema Telemedicina para atendimento especializados
  • São sete especialidades ofertadas nesse primeiro momento
  • Paciente é atendido pelo médico online, acompanhado de um médico clínico presencial
  • O paciente não precisa se deslocar para fora do município

Na última sexta-feira, 05, 11 profissionais da rede municipal de saúde, sendo seis médicos e cinco integrantes da equipe de regulação, receberam treinamento de teleatendimento pelos técnicos do Hospital Albert Einstein (São Paulo).

Para a médica da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, Sinária Leite, a tecnologia é uma essencial aliada para o desenvolvimento do projeto Telemedicina. “No sistema remoto, a comunicação e a interação médico-paciente é clara e precisa, realizando toda história clínica e exame físico do paciente, sendo o processo intermediado pelo clínico geral que interage com o especialista do Hospital Albert Einstein”, relata a médica, acrescentando mais detalhes. “No momento da consulta, é elaborado todo plano terapêutico do paciente, tais como solicitação de exames, receitas médicas e orientações, proporcionando todo o conforto ao paciente e sanando todas dúvidas apresentadas”, detalha.

Paciente Telemedicina 2
Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, Sinária Leite (centro) acompanha paciente guaraiense com especialista do Hospital Albert Einstein. Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí

A Telemedicina ganha notoriedade como um novo marco para a rede pública de saúde. “Uma experiência incrível para mim e para os outros colegas aderidos ao programa, sendo um privilégio de grande valia para nossa vida profissional. Vejo como um grande marco na evolução para o teleatendimento, por meio da interconsulta de médicos especialistas, chegando em vários municípios e estados do país, suprindo as necessidades de assistências médicas de algumas especialidades”, enfatiza a médica Sinária Leite.

A Prefeitura de Guaraí ofertará sete especialidades nesse primeiro momento: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa, o objetivo é a otimização dos tratamentos, aumentando a capacidade de atendimento, facilitando os deslocamentos de médicos e pacientes, por outro lado, dá mais agilidade na obtenção de diagnósticos. “O teleatendimento proporciona modernização tecnológica com a associação dos atendimentos presenciais e a distância, um grande benefício à população”, explica.

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, destacou a importância da tecnologia para a evolução dos serviços de saúde. “Vai agilizar bastante o atendimento às pessoas. Um ganho para a nossa população, pois passamos a contar com médicos renomados, especialistas, atendimento com qualidade e segurança, sem o paciente precisar se deslocar para fora do município. É uma iniciativa que moderniza a rede de saúde e todos vão ganhar com isso”, ressaltou.

O TeleMedicina é pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau/TO) e Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí.

Paciente Telemedicina 3
Profissionais da rede municipal de saúde de Guaraí recebem treinamento do Hospital Albert Einstein para o sistema de consultas remotas Telemedicina. Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí
Paciente Telemedicina 4
Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí
Paciente Telemedicina 1

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Skip to content