Prefeitura de Guaraí investiga furto de parte dos tapetes de gramas em canteiros públicos; população pode ajudar denunciando

Foi registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Civil; contato para denúncias na Seamarh: (63) 3464-2110.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seamarh) de Guaraí, responsável pela execução e manutenção dos serviços de jardinagem, investiga o furto de parte dos tapetes de grama do canteiro central da Avenida Bernardo Sayão, às margens da BR-153. O local recebeu, na última semana, serviços de revitalização e está tendo o paisagismo refeito, mas se tornou alvo de criminosos.

Segundo o secretário da pasta, Weliton Mendonça, foi registrado Boletim de Ocorrência (B.O) na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil. “Organizar espaços públicos para embelezá-los é um trabalho que mobiliza um grupo de profissionais, equipamentos, além dos custos para o município. O ato de retirada ilegal de gramas pode comprometer o projeto de paisagismo da cidade. É importante que a população seja fiscal desses espaços, ajudando a zelar e a cuidar”, orienta o gestor.

Pode parecer inofensivo, mas a desculpa de “arrancar uma mudinha” é crime e vale também para ações praticadas em espaços públicos de Guaraí. De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, em seu Art. 49: “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia: Pena – detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”, diz o trecho da Lei.

Como denunciar

Sabendo que esse tipo de comportamento é de poucas pessoas, a Seamarh conta com o apoio da população para que denuncie e ajude na conservação dos canteiros.

O contato para denúncias na Seamarh: (63) 3464-2110  –  ou pela Ouvidoria do Município: (63) 3464-1161. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Na última semana, os servidores da Seamarh executaram serviços de revitalização e o paisagismo foi refeito.