Em Brasília, prefeita Fátima Coelho trata na Valec sobre implementação do terminal da Ferrovia Norte-Sul em Guaraí

Segundo o presidente da Valec, dentro de pouco tempo, o terminal de embarque e desembarque começa a operar em Guaraí.

Prefeita Fátima Coelho ao lado do presidente da Valec, André Kuhn (direita)

A prefeita Fátima Coelho esteve em Brasília, nesta terça-feira, 15, em reunião na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A para tratar da implementação do terminal intermodal da Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Guaraí. Na ocasião, o presidente da Valec, André Kuhn, anunciou que dentro de pouco tempo a empresa vencedora do leilão de concessão deve operar com embarque e desembarque no novo pátio.

“A Valec é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, com o principal objetivo de fomentar o transporte ferroviário. A implementação desse terminal no eixo da Ferrovia Norte Sul, em Guaraí, traz desenvolvimento não só para o governo federal, mas ao estado e o município. Dentro de pouco tempo, o terminal de embarque e desembarque começa a operar em Guaraí”, destaca o presidente da Valec, André Kuhn.

“Dentro de pouco tempo, o terminal de embarque e desembarque começa a operar em Guaraí

ANDRÉ KUHN, presidente da Valec

Para a prefeita Fátima Coelho, Guaraí deve celebrar mais essa conquista. “A implementação do terminal da Ferrovia Norte-Sul no nosso município, vem ao encontro com nosso plano para impulsionar o desenvolvimento do município. De fato, irá viabilizar um grande polo de cargas e será fundamental para a geração de emprego, por outro lado fortalece nossa economia. Nosso governo é pautado em uma economia crescente e sustentável, com grandes empresas e projetos que vão tornar nossa região um lugar ainda mais promissor para se viver”, disse a chefe do Poder Executivo Municipal.

“Nosso governo é pautado em uma economia crescente e sustentável, a exemplo de mais essa conquista para Guaraí”

Fátima Coelho, prefeita de guaraí

Terminal de Guaraí

O pátio, uma concessão da Valec situada nas imediações da Ferrovia Norte-Sul (FNS), linha férrea construída pela estatal, possui dimensão total de 82,3 mil metros quadrados e fica às margens da BR-235. A empresa MSB Minerações foi a ganhadora e vai explorar o terminal pelo período de 15 anos, transportando granéis sólidos minerais

Próximos passos – O próximo passo é a assinatura do contrato de concessão de uso. Feito isso, a empresa assumirá a área para dar início às obras do terminal e iniciar a operação.

Leilão do terminal intermodal de Guaraí (TO) é realizado em Brasília