Prefeitura segue com parcerias para usina de extração de calcário; edital de obras do Parque Agroindustrial foi publicado

Extração de calcário em Guaraí foi articulado na Agência de Mineração do Tocantins (Ameto)

O secretário municipal de Articulação Institucional e Desenvolvimento, Oscimar Barbosa, representando a prefeita Fátima Coelho – em Brasília para a 23ª Marcha em Defesa dos Municípios -, esteve na última segunda-feira, 25, na Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), com o presidente Renato Jayme e equipe, para acompanhar o processo de reativação da usina de extração de calcário no município.

Em Palmas, o secretário Oscimar Barbosa também esteve na Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), com o secretário Jairo Mariano,  na qual foi apresentado o extrato final do edital de licitação para obras de infraestrutura do Parque Agroindustrial de Guaraí.

“A usina de calcário já é uma realidade, assim como as obras de infraestrutura para o Parque Agroindustrial que já teve o edital de licitação publicado no Diário Oficial do Estado”, detalha o secretário Oscimar Barbosa.

Para a prefeita Fátima Coelho a usina de calcário beneficiará todos os produtores da região que precisam do calcário. “Com a extração aqui, o produto pode ser adquirido com a redução do frete”, analisa.

Parque Agroindustrial

Os recursos para o Parque Agroindustrial de Guaraí são do Governo do Tocantins, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), com investimentos de mais de  R$ 8 milhões para Infraestrutura.

O Parque, localizado na BR-153, a 5 km do centro de Guaraí, ocupa uma área pública com 242 mil m², com capacidade para 84 indústrias.

Usina de Calcário

O plano de retomada da extração de calcário conta com investimentos de um empresário no ramo de loteamentos imobiliários na região e proprietário das terras onde se encontra a reserva do minério.

Secretário Oscimar Barbosa (centro); secretário de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação; Jairo Mariano (esquerda); e o assessor Douglas Antunes