Famílias do assentamento Soledade e glebas da região recebem títulos de propriedade rural em Guaraí

Fotos: Gabriel Borges/Ascom/Prefeitura de Guaraí

Nesta sexta-feira (01/07), 50 títulos de propriedades rurais foram entregues para famílias do assentamento Soledade em Guaraí, juntamente com demais assentados de glebas de regiões das cidades vizinhas. Os documentos foram entregues pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/Tocantins), em parceria com a Prefeitura de Guaraí.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Soledade, José Mauro, o assentamento foi fundado em 1999. “Há mais de 20 anos esperamos por esse momento. Tudo isso é resultado de muita luta. Só tenho a agradecer”, disse a liderança da comunidade rural de Guaraí.

“Agradeço muito a Deus. Estou há 22 anos esperando por esse dia. Agora sou dono da minha fazenda e posso fazer as benfeitorias que quero”, comemora o ruralista Raimundo Nonato Guedes.

Raimundo Nonato Guedes: “Estou há 22 anos esperando por esse dia”

Presente da entrega dos títulos, o vice-prefeito de Guaraí, Donizete Rocha, comemorou. “O que já era um direito e acabou virando sonho, por tanto tempo, agora torna-se realidade. Essas famílias podem decidir sobre o destino de suas terras e sobre seu futuro a seus filhos, bem como conquistam todos os direitos legais sobre o local onde vivem, o que inclui serem reconhecidos como existentes pelos sistemas governamentais, de garantias de direitos, benfeitorias, segurança e dignidade”.

A prefeita Fátima Coelho reforçou o compromisso de apoio aos produtores rurais. “Com a união e muito esforço, muita coisa boa vai acontecer para o produtor rural. Recebemos mais uma motoniveladora para manutenção das estradas rurais, a usina de calcário já está bem adiantada e é uma realidade que vai impulsionar o desenvolvimento do nosso município. Aquilo que nós acreditamos para o agro, só é possível se dermos dignidade a essas pessoas”, ressaltou

A entrega dos títulos de domínio para moradores do Assentamento Soledade e glebas da União aconteceu na Chácara Primavera (propriedade do José Mauro), com a presença da da diretora de Governança Fundiária do Incra, Eleusa Gutemberg; do deputado estadual Olyntho Neto; o superintendente do Incra/TO, Waldvogel Ribeiro da Costa; representantes da Secretaria de Estado da Agricultura; além de diversas lideranças da região; e o ex-prefeito de Guaraí, Genesio Ferneda.

Acordo de Cooperação Técnica

A entrega dos títulos de propriedades rurais é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ATC) entre Prefeitura de Guaraí e Incra para adesão ao Programa Titula Brasil.  A parceria permite a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais, garantindo segurança jurídica aos produtores rurais da região, que não possuem as terras regularizadas.