Prefeita Fátima Coelho recebe equipe da Ameto para tratar sobre reativação da usina de extração de calcário em Guaraí

Calcario Mauro x Fatima 5
Segundo a equipe da Ameto, Guaraí pode se tornar um polo industrial na produção de calcário: Fotos: Rogeria Martins Costa/Ameto

A prefeita Fátima Coelho e o vice-prefeito Donizete Rocha receberam, nesta segunda-feira, 15/08, o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Mauro Mota, em Guaraí, para tratar sobre o andamento do projeto de retomada das atividades da antiga usina de extração de calcário no município. Na ocasião, a equipe técnica da Ameto esclareceu dúvidas para os secretários da Prefeitura e apresentou os avanços nos estudos para retomada do projeto. 

Fatima reuniao ameto
Prefeita Fátima Coelho ao lado do presidente da Ameto, Mauro Mota (e); e o secretário municipal de Articulação Institucional e Desenvolvimento de Guaraí, Oscimar Barbosa (d).

Para o presidente da Ameto, Mauro Mota, a exploração mineral na região fortalecerá o desenvolvimento social e econômico, além de gerar emprego no município e região. “O crescimento econômico deve ser alicerçado na expansão de empregos e na melhoria de vida da população e é o que a retomada do projeto de extração de calcário trará à Guaraí e região”, afirma. 

A prefeita Fátima Coelho avaliou que Guaraí tem condições de crescer muito e que a extração de calcário contribuirá com o desenvolvimento da cidade. “A reunião que tivemos hoje com os técnicos da Ameto foi bastante produtiva. Nós sabemos da importância que é a reabertura da produção de calcário, principalmente na geração de empregos”, disse. 


IPTU 2022 1

Segundo a equipe da Ameto, Guaraí pode se tornar um polo industrial na produção de calcário. Eles destacaram que o papel da Ameto é fomentar a atividade em parceria com a prefeitura. “O Tocantins tem um grande potencial minerador e, nos próximos anos, mostrará ainda mais sua capacidade produtiva. Como produtor de calcário, o estado já é o quinto maior do país e, com a implantação de uma usina aqui em Guaraí, podemos disputar com outros grandes produtores o primeiro lugar no ranking de produção”, avalia o presidente Mauro Mota. 

Após a reunião, o presidente da Ameto e a prefeita de Guaraí, acompanhados de suas equipes técnicas, visitaram o local do empreendimento. 

Participaram também do encontro o secretário municipal de Articulação Institucional e Desenvolvimento de Guaraí, Oscimar Barbosa; o vice-prefeito Donizete Rocha; o diretor de geologia e mineração, Otton Nunes Pinheiro; o diretor de fiscalização e informação, Gleberton Vargas França; o geólogo Sanclever Teixeira; o técnico em mineração, Leonardo Bezerra; e o assessor jurídico Lourenço Correia Bezerra. 

Fotos e texto: Rogeria Martins Costa/Ameto

cABECALHO MATERIAS 1 scaled

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Skip to content