Prefeita Fátima Coelho e Governo do Tocantins dão início às obras do Distrito Agroindustrial de Guaraí

A prefeita Fátima Coelho e representantes do Governo do Tocantins assinaram, nesta sexta-feira, 02/09, a ordem de serviço para o início imediato das obras de infraestrutura do Distrito Agroindustrial de Guaraí. O investimento é um dos mais esperados pelos guaraienses, que acreditam no desenvolvimento econômico do município e consequentemente na geração de emprego e renda pelas empresas instaladas no local.

Os recursos para o Distrito Agroindustrial de Guaraí são do Governo do Tocantins, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), com investimentos de  R$7,4 milhões para Infraestrutura.

As máquinas já estão no local para início imediato das obras

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Lima, o governo do estado trabalha para a construção de um cenário  mais adequado possível para a atração de investimentos. “Este é um dos grandes desafios do PICS, buscando atração de novos investidores e empresas que permitirão a geração de emprego e renda para toda a região. Guaraí é o primeiro município a ser impactado no eixo da infraestrutura”, explica.

A solenidade de início das obras contou com a presença do prefeito de Pedro Afonso, Dr. Joaquim Pinheiro; a prefeita de Tupiratins, Filó Coelho; e o prefeito de Colmeia, Joctã dos Reis, que defendem a importância do empreendimento para toda a região.

Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro, o início das obras de infraestrutura é imediato. “A verba já está em conta e a empresa tem credibilidade para começar e entregar toda a infraestrutura”, afirma.

Ao falar do desenvolvimento pelo Distrito Industrial, a prefeita Fátima Coelho elencou as demais conquistas, obras e recursos que estão em andamento ou serão iniciadas em Guaraí. “Estamos com a Usina de Micropavimento Asfáltico pronta para a recuperação das vias urbanas, com início na Avenida Rio Grande do Sul, a Fábrica de Bloquetes que o município está prestes a implantar, além pavimentação asfáltica nas ruas de 12 setores que já está em andamento, bem como o recapeamento de toda a Avenida Fortaleza, e também conquistamos uma unidade do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para Guaraí. A usina para extração de calcário já é uma realidade em Guaraí”, elenca.

O Distrito Industrial recebe o nome ‘in memoriam’  do pioneiro guaraiense Domingos Mariano. Na solenidade, representado pelo seu filho Evandro Mariano.

Além das autoridades representantes do Governo do Tocantins, a solenidade para início das obras contou com a presença do vice-prefeito de Guaraí, Donizete Rocha; juntamente com os vereadores Gleidson Bueno, Marcelão, Tarcísio Ramos, Nilo Farinha, Mikeias Feitosa, Rita Lopes e Fábio Santos.

Parque Agroindustrial

O Parque, localizado na BR-153, a 5 km do centro de Guaraí (Sul), ocupa uma área pública com 242 mil m², com capacidade para 84 indústrias.

Com excelente localização e proximidade dos estados do Pará, Maranhão e Piauí, além da BR-153, Guaraí conta com a expectativa da construção da BR-235, uma rodovia que corta o município, ligando a mais seis estados. O projeto integra o asfalto que liga Pedro Afonso até o entroncamento da BR 153, nos limites de Guaraí.