Sintet reconhece proposta da Prefeitura e paralisação dos professores é encerrada em Guaraí

As aulas nas escolas municipais retornam imediatamente nesta terça-feira, 18.

Em reunião com professores da rede municipal e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), nesta segunda-feira (17/10), a proposta com benefícios apresentada pela prefeita Fátima Coelho foi reconhecida pelos profissionais. A paralisação dos professores foi encerrada nas escolas municipais e as aulas retornam imediatamente nesta terça-feira, 18/10.

Mediante o diálogo e apresentação de estudos, o Sintet  reconheceu o acordo com a aplicação dos novos índices a partir de 1° de novembro. A proposta será encaminhada como Medida Provisória (MP) à Câmara Municipal para validação da nova tabela.

Conforme o secretário municipal de Educação, Sebastião Mendes, o acordo celebrado possibilita que o poder público cumpra com o que rege a legislação. “A revisão dos percentuais define meta de investimento, cumpre as reivindicações, bem como com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explica o gestor da pasta

Gestão de credibilidade

Para o diretor de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira dos Santos, a gestão da prefeita Fátima Coelho em Guaraí ganha credibilidade com a categoria. “O processo foi tranquilo, produtivo, pois ela sempre demonstrou sensibilidade e disposição, apresentando números, interesse e preocupação, sempre dialogando constantemente com a classe”, frisa.

A prefeita Fátima Coelho ressaltou que, desde que assumiu a gestão em 2021, o compromisso com a valorização dos servidores sempre esteve em diálogo, pautado e inserido no planejamento da administração. “Sempre estive confiante em uma solução, mas tudo tem seu momento e hora para acontecer, sempre com responsabilidade social para que não falte o básico aos alunos e demais servidores da educação, tendo consciência das reais condições financeiras do município. Hoje fizemos uma nova proposta às reivindicações, sendo aceita pela categoria, encerrando, então, a greve”, comenta a prefeita.

Benefícios Concedidos

Além do novo benefício concedido pelo recente acordo desta segunda, a Prefeitura de Guaraí já havia pago cerca de 3,2 milhões, em janeiro de 2022, em parcela única, de direitos dos educadores, referente aos retroativos do piso, enquadramentos, titularidades, progressões horizontal e vertical, além de correções monetárias de 2018 a 2021. Além disso, a gestão realiza o pagamento de data-base em dia, pontualmente no mês de maio de cada ano.