Relatório do TCE/TO aprova operações da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí no combate ao coronavírus em 2021

O Relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), para acompanhamento especial da covid-19, aprovou as operações da Secretaria Municipal de saúde de Guaraí no combate ao coronavírus. Conforme descrito no relatório, divulgado recentemente, a fiscalização não constatou desconformidades ou irregularidades.

De acordo com o Relatório, a inspeção foi motivada a pedido do Ministério Público Estadual (MPE/TO) junto ao TCE. A vistoria abrange especialmente as unidades de saúde quanto ao enfrentamento e combate ao coronavírus. “Constatou-se que no município de Guaraí, não teve problemas no abastecimento e fornecimento de oxigênio (gás medicinal), no período de janeiro a dezembro de 2021, para o uso em pacientes diagnosticados com covid, com a função de estabilizá-lo até o momento de serem encaminhados para o Hospital Regional de Guaraí  (HRG)”, diz o Relatório.

Campanha de Vacinação contra Covid em Guaraí

O relatório do TCE/TO também fiscalizou e constatou que a campanha de imunização segue as orientações técnicas da Vigilância Sanitária e de órgãos regulamentadores quanto a controle, operacionalização, distribuição, acondicionamento e estrutura ou transporte das vacinas contra a COVID-19. “Desse modo, considera-se satisfatória a disponibilidade de medicamentos e insumos em estoques nas unidades da rede municipal de saúde de Guaraí”, aponta o Relatório do TCE.

“Recebemos esta inspeção do TCE/TO com muita tranquilidade, na certeza que estamos no caminho certo e seguros de que a aplicação dos recursos públicos estão efetivas e com responsabilidade financeira”, Wellington Sousa, secretário municipal de Saúde

Para o secretário municipal de Saúde de Guaraí, Wellington de Sousa, o Relatório do TCE/TO comprova a transparência, compromisso e responsabilidade da gestão municipal em cuidar da saúde dos guaraienses. “Recebemos esta inspeção do TCE/TO com muita tranquilidade, na certeza que estamos no caminho certo e seguros de que a aplicação dos recursos públicos estão efetivas e com responsabilidade financeira”, afirma.

A prefeita Fátima Coelho agradeceu e compartilhou a conquista alinhada ao empenho dos servidores públicos. “Tudo isso graças ao empenho dos profissionais de saúde e servidores públicos em geral. Aliás, todas nossas secretarias que administram o município seguem esse padrão de transparência, controle financeiro e investimento dos recursos públicos com segurança e planejamento. Nosso lema é cuidar das pessoas. Pode confiar, pois vamos fazer o melhor para Guaraí”, reforça a chefe do Poder Executivo Municipal.

PLANO DE INSPEÇÃO TCE/TO – PORTARIA Nº 415/2022 PROCESSOS Nº 3.594/2021