Referência em atendimento especial multidisciplinar para crianças das escolas municipais, Educação de Guaraí recebe visita de equipe de Presidente Kennedy

Equipe da Secretaria Municipal da Educação de Presidente Kennedy conhece funcionamento do atendimento especial multidisciplinar implementado pela Prefeitura de Guaraí

Referência em atendimento multidisciplinar para inclusão social e melhoria no aprendizado dos alunos com necessidades especiais, matriculados nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí recebeu na última sexta-feira (25/11) a visita de uma equipe da Educação de Presidente Kennedy, a 27 km de Guaraí. O projeto implementado em Guaraí pode servir de modelo para o município vizinho.  

Segundo a secretária municipal de Educação de Presidente Kennedy, Joquebede Rodrigues Mourão, o fato de Guaraí está dando muito certo e se destacando chamou a atenção, resultando na visita. “Fomos conhecer como foi constituída a equipe multidisciplinar para atendimento nas escolas municipais de Guaraí, com psicólogo, psicopedagogo, assistente social, além de conversar com os profissionais. Pretendemos implementar em Kennedy”, afirma a gestora da Educação do município vizinho. 

A secretária Joquebede Rodrigues Mourão esteve acompanhada da diretora da Escola Municipal Raimundo Barbosa, Silvia Marta Martins e Silva; da diretora da Creche Municipal Erivalda Veloso, Gleycinara Bandeira da Silva; e da coordenadora do Ensino Fundamental, Eraldina Pires da Luz, completando a equipe na visita oficial em Guaraí.

Conforme o secretário municipal de Educação de Guaraí, Sebastião Mendes, o projeto de educação inclusiva foi prontamente adotado pelos servidores municipais, comunidades escolares, pais de alunos e, principalmente, pela prefeita Fátima Coelho. “A equipe formada por multiprofissionais é responsável por identificar, diagnosticar, elaborar e executar planos de ação, além de acompanhar e avaliar alunos que necessitem de atendimento individualizado e especializado nas diferentes faixas etárias”, explica o gestor da pasta.

Mais de 250 atendimentos foram realizados pela equipe multidisciplinar no 1º semestre de 2022, com avaliações diagnósticas, intervenções e orientações psicológicas, busca ativa nas escolas e encaminhamentos.

Por meio das técnicas de avaliação com os bonecos, ao brincar com as crianças, é possível identificar diversas situações.

Investimentos

Para o bom funcionamento dos trabalhos da equipe multifuncional, a Prefeitura de Guaraí investiu na aquisição de materiais e brinquedos, por exemplo, bonecos de famílias terapêuticas, personagens de profissões, de inclusão social (cadeirante, etnias…), além de diversas situações sociais. Também estão disponíveis quebra-cabeças, jogos da memória e demais materiais.

De acordo com a psicóloga e neuropsicóloga, Geórgia Verônica Barcelos, da Secretaria Municipal de Educação, por meio das técnicas de avaliação com os bonecos, ao brincar com as crianças, é possível identificar diversas situações. “Já houve registro de identificação de casos suspeitos de abuso sexual infantil, sendo encaminhado ao Conselho Tutelar.

Para o bom funcionamento dos trabalhos da equipe multifuncional, a Prefeitura de Guaraí investiu na aquisição de materiais e brinquedos

Como funciona

A equipe multidisciplinar é formada por psicólogo, psicopedagogo, assistente social, em parceria com professores, bem como os parceiros do Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, e Secretaria Municipal de Assistência Social. Todos em prol do mapeamento e rastreamento das crianças, investigações, visitas às suas famílias, encaminhamentos para especialistas, relatórios e compartilhamento de informações, como são tratadas no dia a dia, além da importante inclusão social, consequentemente a melhoria no aprendizado.

Após a triagem com as crianças que estão tendo dificuldades de aprendizagem, tanto os pais quantos os alunos e professores são envolvidos pela equipe multidisciplinar e orientados sobre quais procedimentos serão feitos para que os alunos obtenham êxito nas atividades escolares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GUARAÍ


Prefeitura de Guaraí alcança selo Diamante em Radar Nacional de Transparência Pública


Refis 2022: Prefeitura de Guaraí oferece descontos de 95% em juros e multas e situações de parcelamentos podendo chegar até 60x

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo