Com notas acima da média Brasil no Ideb, confira escolas municipais de Guaraí premiadas pela evolução do índice de desempenho

Prefeita Fátima Coelho (centro azul) e diretoras das escolas municipais premiadas

Diante de um contexto educacional atípico pela pandemia da covid-19, que levou à suspensão das aulas, levando boa parte das escolas a adotarem novas medidas de ensino, a Rede Municipal da Educação de Guaraí não caiu de rendimento, manteve a média, e escolas municipais foram além, se destacando pela evolução no Ideb/2021 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Após a divulgação dos resultados, Guaraí aponta entre as 5 melhores cidades do Tocantins.

Em clima de comemoração dos resultados, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou a premiação para as três escolas destaques do Ideb/2021. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 20, no clube da Associação Atlética Banco Do Brasil (AABB)

Prefeitura de Guaraí publica Portaria que concede progressão vertical e gratificação aos professores da rede municipal de educação

Confira as escolas premiadas

1º lugar: R$5 mil – Escola Municipal Luiz de Camões: maior evolução nos indicadores do Ideb, comparativo 2017/2019, subindo 6 pontos, de nota 4,9 para 5,5.

2º lugar: R$4 mil – Escola Municipal Sossego da Mamãe: maior nota e 1ª colocação entre as escolas da Rede Municipal de Educação de Guaraí no Ideb, com nota 6,7, acima da média Brasil.

3º lugar: R$3 mil – Escola Municipal JK: 2ª colocada no Ideb da Rede Municipal de Educação de Guaraí, com nota 6,3, 4 pontos de evolução no comparativo 2017/2019, acima da média Brasil.

Prefeitura de Guaraí publica Lei que formaliza pagamento de benefícios aos trabalhadores da Saúde

“Quero parabenizar os profissionais da Rede Municipal da Educação de Guaraí, em especial nossas crianças, pelo nível de desempenho. Sem os esforços de professores e alunos, tudo seria muito difícil”, agradece a prefeita Fátima Coelho.

Guaraí mantém índice de desempenho no IDEB e fica entre as cinco melhores em educação básica dos municípios do Tocantins

A Rede Municipal de Educação de Guaraí está no Top 5 de melhores municípios do Tocantins no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-2021). Com média 5,7 nas séries iniciais (1º ao 5º ano), o município manteve o desempenho do último IDEB-2019. O resultado foi divulgado no último mês de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No ranking do IDEB, Guaraí está empatado com os mesmos índices de Araguaína, média 5,7. A Rede Municipal da Educação conta com mais de 2,3 mil alunos matriculados em oito escolas.

Investimentos

Vale também destacar os investimentos em salas de aula climatizadas com ar condicionado, alimentação escolar de qualidade e referência no estado, uniformes, tênis, kits com materiais escolares; salas de aula com apoio de equipamentos tecnológicos, aparelhos de TVs, datashow e demais meios de apoio pedagógico. As escolas também receberam reforma, adequações e manutenção de suas estruturas físicas.

Em 2021, a Prefeitura de Guaraí entregou para as escolas municipais 55 notebooks e equipamentos de mídia para reforço no apoio tecnológico das atividades pedagógicas.

O secretário municipal de Educação, Sebastião Mendes, avalia que o resultado é motivo de comemoração. “Em meio a pandemia causada pela Covid-19, com escolas fechadas e ensino remoto, levando em consideração que o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes em todos os níveis avaliados, mesmo assim a aprendizagem em Guaraí não caiu o rendimento. Tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação dos educadores, alinhado aos investimentos injetados pela Prefeitura de Guaraí ”, defende o gestor.

Destaque com medidas inovadoras durante a pandemia

Durante a pandemia, com medidas inovadoras adotadas para o ensino remoto, a Rede Municipal de Educação de Guaraí chegou a ser considerada modelo e referência  para municípios tocantinenses na retomada das aulas não presenciais, de tal forma que o projeto de proposta pedagógica de Guaraí foi indicado para representar o Estado do Tocantins em estudo nacional, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE – IRB) e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Valorização dos profissionais da educação

Com o planejamento adotado para a valorização dos servidores públicos municipais, em janeiro de 2022, a Prefeitura de Guaraí pagou cerca de 3,2 milhões, em parcela única, de direitos dos educadores, referente aos retroativos do piso, enquadramentos, titularidades, progressões horizontal e vertical, além de correções monetárias de 2018 a 2021.

No segundo semestre de 2022, conforme o planejamento financeiro e administrativo,  mediante o diálogo e apresentação de estudos, os professores da rede municipal e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) reconheceram o acordo com a aplicação dos novos índices apresentados pela gestão.

Prefeitura de Guaraí investe em capacitações e servidores municipais avançam no aprendizado da nova Lei de Licitação
Referência em atendimento especial multidisciplinar para crianças das escolas municipais, Educação de Guaraí recebe visita de equipe de Presidente Kennedy
Prefeitura de Guaraí alcança selo Diamante em Radar Nacional de Transparência Pública