População adere ao programa de reciclagem Cataguará

A vendedora Jossy Silva (d), e sua colega de trabalho adotaram um container, da Avenida Bernardo Sayão, para descarte de materiais acumulados pela loja que trabalham.

O Programa Cataguará completa duas semanas em Guaraí e já conquista moradores, que estão aderindo ao plano de reciclagem. É o caso da vendedora Jossy Silva, que trabalha em uma loja de sapatos e está depositando os resíduos recicláveis em um container, que fica próximo ao seu trabalho, na Avenida Bernardo Sayão.

O container amarelinho chamou atenção da jovem Jossy Silva. Ela conta que a proprietária da loja onde trabalha incentivou os funcionários para o descarte correto dos resíduos acumulados pela loja. “Achei importante para cidade, pois traz benefícios com organização e limpeza, além disso, essa reciclagem, está ajudando outras pessoas. Quando colocamos as caixas, não demora muito, logo aparece um reciclador de papel e já recolhe o material”, contou.

Cataguará

O programa foi desenvolvido pela Prefeitura de Guaraí, com o objetivo de incentivar a população quanto à importância da separação dos resíduos sólidos e destiná-los para reciclagem. O projeto pretende retirar os resíduos do meio ambiente e converter em renda para o cidadão guaraiense.

O Programa Cataguará pretende coletar resíduos plásticos, papéis, metais, garrafas pet, papelão, eletrônicos, bagaço de cana e até ossos. Os containers são coloridos conforme o tipo de resíduos.

No total, 40 containers de cor amarela e com capacidade para 1200 litros foram instalados em todas regiões da cidade. Outros 15 containers com capacidade para 700 litros estão instalados nas áreas centrais.

Os kits com lixeiras ecológicas foram instalados nos órgãos públicos municipais e praças da cidade.

Destino da coleta

Os resíduos sólidos são destinados para os catadores informais de materiais recicláveis. A prefeitura disponibiliza um caminhão, com motorista, para auxiliar no recolhimento dos materiais.

Os materiais depositados nos containers, são recolhidos pelos recicladores.

Confira os pontos de coleta

Papel e papelão:

Avenida Fortaleza (Frente ao Estádio); Avenida Araguaia – esquina com Av. Paraná (Canto da Praça); Avenida Rio Grande do Sul (Trevo Escola Luiz de Camões); Canteiro BR-153 – Rua 02 (Leste); Canteiro BR-153 – Rua 03 (Oeste); Praça do Setor Pestana; Praça da Rodoviária; Sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Canteiro BR-153 – Rua Presidente Dutra (Leste); Canteiro BR-153 – Rua Pernambuco (Leste); Canteiro da BR-153 – Delegacia Regional de Ensino (Oeste); Avenida Brasil – esquina com AV. Tiradentes; Banco do Brasil; Correios; Faculdade IESC/FAG; UBS Tocantins; Trevo do Posto de Combustível Santa Terezinha; Fórum de Guaraí; Apae; Secretaria Municipal da Educação; Escola Municipal Maria do Socorro (Setor Aeroporto); Avenida Tocantins – esquina com Av. Pernambuco; Caixa Econômica Federal.

Pet e plástico:

Avenida Fortaleza (Frente ao Estádio); Avenida Araguaia – esquina com Av. Paraná (Canto da Praça); Avenida Rio Grande do Sul (Trevo Escola Luiz de Camões); Canteiro BR-153 – Rua 02 (Leste); Praça do Setor Pestana; Praça do Paço Municipal; Praça da Rodoviária; Canteiro BR-153 – Rua Presidente Dutra (Leste); Canteiro da BR-153 – Delegacia Regional de Ensino (Oeste); Canteiro BR-153 – Rua Pernambuco (Leste); Praça do Setor Canaã; Setor Alto Alegre –  Rua Buriti (esquina com Avenida das Flores); Correios;

Ossos: Início da TO-431

Bagaço de cana: Centro Municipal de Abastecimento José Lopes da Silva (Feira Municipal)