Comunidade da Matinha recebe capacitação da Vigilância Sanitária de Guaraí

Os produtores da comunidade rural da Matinha receberam nesta terça-feira, 27, uma capacitação da Vigilância Sanitária de Guaraí.  A iniciativa partiu da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Matinha (Asdecom) para aperfeiçoamento da fábrica de farinha, fonte de renda na região.

O Diretor da Vigilância Sanitária, Wellington Sousa, orientou sobre higienização, ações de manejo e intervenções indispensáveis para que a associação produza e comercialize os produtos em maior escala. A coordenadora da Saúde do Trabalhador, Lucilene Pinheiro e Silva Evangelista, falou sobre uso de equipamentos de proteção, manuseio de objetos cortantes e mudanças de hábitos, que podem proteger o trabalhador de acidentes durante a produção da farinha e polvilho.

“Pedi que a vigilância viesse aqui para nos orientar sobre as maneiras corretas e aperfeiçoar o nosso trabalho de produção. Queremos ampliar a fabrica e colocar no padrão, de acordo às exigências”, declarou o presidente da Asdecom, Belchior Caetano Pereira.

Para o produtor Jucelino da Silva Andrade, 56 anos, organizar a produção pode impulsionar a vida econômica dos moradores, “pois é uma fonte de renda para a comunidade da Matinha, além das hortas comunitárias”, completou.

45 famílias que vivem na Matinha se beneficiam da produção e comercialização da fábrica. Segundo o presidente da Asdecom, são produzidos em média por semana, 6 mil quilos de farinha e polvilho.

Também fizeram parte da capacitação, os técnicos e inspetores sanitários da Vigilância, Maria Edivânia da Silva B. Vieira e Vanderlito Alves Vilanova.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo