Atenção: Containers do Programa Cataguará não devem ser usados como lixeiras comuns

É possível encontrar restos mortais de animais e sobras de comida nos containers destinados para resíduos recicláveis: papelão, papel, plástico e pet.

“Os funcionários da Prefeitura estão com dificuldades de executar o trabalho de reciclagem, pois estão encontrando restos mortais de animais, sobras de comida e até materiais de construção”, informou o secretário Marcelo Albino.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMARH) tem recebido denúncias, constantemente, sobre pessoas que estão depositando resíduos não recicláveis nos containers destinados exclusivamente para reciclagem de papel, papelão, pet, plástico e eletrônicos.

De acordo com o secretário da SEAMARH, Marcelo Albino, os funcionários da Prefeitura estão com dificuldades de executar o trabalho de reciclagem, “pois estão encontrando restos mortais de animais, sobras de comida e até materiais de construção”, revelou.

Um comerciante que preferiu não se identificar presenciou pessoas depositando resíduos não recicláveis.  “O programa de reciclagem é bem esclarecedor, no próprio container está bem claro, é reservado apenas para papel, um material reciclável, e não para deposito de lixo domiciliar”, desabafou o empresário.

A coleta de lixo continua sendo recolhida pelos caminhões adaptados e preparados para despejo no Aterro Controlado Municipal. No caso dos recicláveis, containers amarelos e azuis, os resíduos são destinados para cooperativas de catadores informais.

A Prefeitura de Guaraí está reforçando o trabalho de conscientização e pede apoio da população para inibir o uso dos containers de forma incorreta, que seja exclusivo para coleta de materiais recicláveis.

Para denunciar o descarte indevido de resíduos não recicláveis nos containers amarelos e azuis, ligue (63) 3464-1030 /3464-1018. Se preferir enviar fotos ou vídeos: ouvidoria@guarai.to.gov.br

Coletor da Prefeitura descarta papelão, que poderia ser reciclado. Ao misturar com resíduos não recicláveis, se torna inútil para as cooperativas de reciclagem.
Lixo domiciliar: a Prefeitura informou que a coleta de lixo continua sendo recolhida pelos caminhões adaptados e preparados para despejo no Aterro Controlado Municipal. No caso dos recicláveis, containers amarelos e azuis, os resíduos são destinados para cooperativas de catadores informais.