Home / DESTAQUE / Atenção: Containers do Programa Cataguará não devem ser usados como lixeiras comuns

DSC 0016 1 1280x854 - Atenção: Containers do Programa Cataguará não devem ser usados como lixeiras comuns

É possível encontrar restos mortais de animais e sobras de comida nos containers destinados para resíduos recicláveis: papelão, papel, plástico e pet.

“Os funcionários da Prefeitura estão com dificuldades de executar o trabalho de reciclagem, pois estão encontrando restos mortais de animais, sobras de comida e até materiais de construção”, informou o secretário Marcelo Albino.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMARH) tem recebido denúncias, constantemente, sobre pessoas que estão depositando resíduos não recicláveis nos containers destinados exclusivamente para reciclagem de papel, papelão, pet, plástico e eletrônicos.

De acordo com o secretário da SEAMARH, Marcelo Albino, os funcionários da Prefeitura estão com dificuldades de executar o trabalho de reciclagem, “pois estão encontrando restos mortais de animais, sobras de comida e até materiais de construção”, revelou.

Um comerciante que preferiu não se identificar presenciou pessoas depositando resíduos não recicláveis.  “O programa de reciclagem é bem esclarecedor, no próprio container está bem claro, é reservado apenas para papel, um material reciclável, e não para deposito de lixo domiciliar”, desabafou o empresário.

A coleta de lixo continua sendo recolhida pelos caminhões adaptados e preparados para despejo no Aterro Controlado Municipal. No caso dos recicláveis, containers amarelos e azuis, os resíduos são destinados para cooperativas de catadores informais.

A Prefeitura de Guaraí está reforçando o trabalho de conscientização e pede apoio da população para inibir o uso dos containers de forma incorreta, que seja exclusivo para coleta de materiais recicláveis.

Para denunciar o descarte indevido de resíduos não recicláveis nos containers amarelos e azuis, ligue (63) 3464-1030 /3464-1018. Se preferir enviar fotos ou vídeos: ouvidoria@guarai.to.gov.br

DSC 0028 1280x854 - Atenção: Containers do Programa Cataguará não devem ser usados como lixeiras comuns

Coletor da Prefeitura descarta papelão, que poderia ser reciclado. Ao misturar com resíduos não recicláveis, se torna inútil para as cooperativas de reciclagem.

DSC 0009 1 1280x854 - Atenção: Containers do Programa Cataguará não devem ser usados como lixeiras comuns

Lixo domiciliar: a Prefeitura informou que a coleta de lixo continua sendo recolhida pelos caminhões adaptados e preparados para despejo no Aterro Controlado Municipal. No caso dos recicláveis, containers amarelos e azuis, os resíduos são destinados para cooperativas de catadores informais.

DSC 0014 1 1280x854 - Atenção: Containers do Programa Cataguará não devem ser usados como lixeiras comuns