Com certificado e Mapa do Turismo incluindo Guaraí, Prefeitura dá posse ao Conselho Municipal

A Prefeitura de Guaraí deu posse ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), nesta quinta-feira, 29. A Lei nº 717/2019 de criação foi publicada no Diário Oficial no dia 2 de julho de 2019. O Governo Federal já havia anunciado na última segunda-feira, 26, a inclusão de Guaraí no Mapa do Turismo Brasileiro e o Ministério enviou outro certificado reconhecendo o COMTUR.

A nomeação dos conselheiros foi publicada no Diário Oficial pelo Decreto nº 1.400/2019 de 12 de julho de 2019. O conselho é composto por representantes do executivo municipal e da população, que ficarão dois anos à frente da elaboração, execução e fiscalização das políticas do turismo. A diretoria ficou como presidente a Secretária Municipal de Esporte, Juventude e Turismo, Maria Rita Lopes de Sousa e a vice-presidente, Silvana Cezaretti Teixeira de Oliveira, representante do comércio.

Segundo a publicação, o COMTUR será um órgão de caráter consultivo, deliberativo e orientador, vinculado à Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo, com o propósito de institucionalizar a relação entre os poderes públicos municipais e os setores da sociedade civil, ligados ao turismo. A finalidade do conselho é promover participação na elaboração, execução e fiscalização das políticas do turismo.

Certificados

O Conselho Municipal de Turismo de Guaraí recebeu reconhecimento do Ministério, da Secretaria Nacional de Estruturação e do Programa de Regionalização, por meio de um certificado em aprovação aos documentos inseridos no Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT).

O outro certificado foi emitido pelo Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos interlocutores estaduais do PRT, certificando que o município de Guaraí integra o Mapa do Turismo (2019-2021), conforme Portaria nº 271, de 23 de agosto de 2019.

Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)

Presidente: Maria Rita Lopes de Sousa

Vice-presidente: Silvana Cezaretti Teixeira de Oliveira

Coordenador: Diógenes Luiz da Silveira

Secretário executivo: Wanthony Bosso

2º secretário: Raimunda Fernandes da Cruz

Representantes do Poder Executivo Municipal

Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Turismo:

Titular – Maria Rita Lopes de Sousa

Suplente – Diógenes Luiz da Silveira

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças:

Titular – Rogério Batista de Sousa

Suplente – Gilmara Sousa da Silva

Secretaria Municipal de Educação e Cultura:

Titular – Eliamar Francisca de Oliveira

Suplente – Cíntia Moura Oliveira Lopes

Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos:

Titular – Wanthony Bosso

Suplente – Ana Paula Silva de Almeida

Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura:

Titular – Letícia Ferreira Gontijo

Suplente – Daniel Noronha de Miranda

Representantes da Sociedade Civil:

Setor de Hospedagens (Hotéis, pousadas e outros:

Titular – Ednair Barreira Rodrigues

Suplente – Hugo Nunes Coelho

Setor de Gastronomia (restaurantes, cafeterias e outros):

Titular – Holanda Guimarães Lopes

Suplente – Wellington Alves Machado

Desportistas de Ciclismo, Motocross e outros:

Titular – Leonardo Aparecido de Sousa

Suplente – Raimunda Fernandes da Cruz

Comércio:

Titular – Silvana Cezaretti Teixeira de Oliveira

Suplente – Dayane da Silva Neres

Sindicato Rural de Guaraí –TO:

Titular – Rudimar Martelli

Suplente – Amarildo Neves Lopes

Prefeita Lires Ferneda deu posse aos conselheiros na manhã desta quinta-feira, 29.