Projeto de Guaraí no combate à dengue, zica e chikungunya será novamente apresentado em Brasília

O Aedes na Mira, de Guaraí, foi coordenado pelo agente de endemias Edivan Pereira. Ele será o responsável pela apresentação dos detalhes das ações, em Brasília.

O projeto Aedes na Mira, adotado pela Prefeitura de Guaraí no combate à dengue, zica e chikungunya, foi selecionado para apresentar suas experiências positivas na Oficina de Implementação dos Projetos de Intervenção das regiões Norte e Centro-Oeste, que acontecerá em Brasília, nos dias 01 e 02 de outubro.

O Aedes na Mira, de Guaraí, foi coordenado pelo agente de endemias Edivan Pereira. Ele será o responsável pela apresentação dos detalhes das ações. “É gratificante saber que nosso trabalho está sendo reconhecido pelos resultados alcançados. Representar meus colegas de trabalho e meu município, em Brasília, é uma honra”, afirmou o servidor público.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Guaraí, desde 2017, as ações do projeto selecionado é o resultado do trabalho de várias secretarias em parceria com outras instituições. Todos se uniram no combate aos focos do mosquito realizando ações e campanhas de conscientização. Foi intensificado a limpeza de lotes baldios e coleta do lixo nos quintais das casas. “Um verdadeiro mutirão em prol do bem-estar da população”, definiu a Secretária Municipal da Saúde, Marlene Sandri, que também estará em Brasília na apresentação do projeto.

Segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica do município, em 2018, Guaraí chegou a reduzir 81% dos casos de Dengue em relação a 2017, início da atual gestão. Os números também apontam 98% de redução de Chikungunya e o município chegou a zerar casos de Zica.

O agente de endemias Edivan Pereira já havia apresentado o projeto no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu em julho de 2019, em Brasília.

Oficina

Segundo o Conasems, esta oficina tem a finalidade de aproximar a gestão municipal dos alunos selecionados com os melhores projetos de intervenção da sua região. Estes projetos foram elaborados como projeto final das capacitações em EAD com tutoria de Combate ao Aedes e da Capacitação semipresencial de Entomologia aplicada à Saúde Pública.

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e tem a finalidade de congregar as secretarias municipais de saúde e seus respectivos gestores para atuarem pelo desenvolvimento da saúde pública no país.

“É gratificante saber que nosso trabalho está sendo reconhecido pelos resultados alcançados. Representar meus colegas de trabalho e meu município, em Brasília, é uma honra”, disse o agente de endemias, Edivan Pereira.