Prefeitura de Guaraí apoia 1º Fórum Perinatal de Obstetrícia da IESC-FAG

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde, nos dias 17 e 18/04, apoiou o 1º Fórum Perinatal de Obstetrícia, da Faculdade Guaraí – IESC (Instituto Educacional Santa Catarina), realizado em parceria com o Hospital Regional de Guaraí (HRG). Na oportunidade, estiveram presentes a Prefeita Lires Ferneda, Secretários Municipais, Médicos(as), Enfermeiros(as), Psicólogos(as), estudantes e membros da sociedade guaraiense em geral.

Na abertura do evento, houve a apresentação de ballet, com as meninas que participam do projeto social, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o professor Karlos Campos Sodré.

No primeiro dia, houve a ‘Rede Cegonha Tocantins’, com a ‘Enfermeira Raquel Marques Soares’. Em seguida, foi a vez do ‘Pré-Natal como Protagonismo para o Parto’, dirigido pela ‘Enfermeira Marivane Patrício Miranda da Silveira’. Ocorreu também a palestra sobre a ‘Classificação de Risco para Gestantes’ orientada pela ‘Enfermeira Leida Maria Alexandre Jorge’. No período vespertino, o assunto foi sobre  a ‘Violência Obstétrica’ com a ‘Fisioterapeuta Wilma Manduca’. Logo após, a ‘Mesa Redonda’ acerca do ‘Papel Multiprofissional frente à Violência Obstétrica’, tendo como mediadora da mesa a ‘Enfermeira Camila Ferreira Cruz Coelho’.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

O segundo dia, teve início com a palestra sobre ‘As Análises Clínicas na Gestação e Puerpério’ com a ‘Biomédica Ana Carla Peixoto’. Em seguida, falou-se sobre as ‘Boas Práticas no Trabalho de Parto e Parto’ com a ‘Obstetra Dra. Selene Caldas Brandão’. Logo depois, foi exposto sobre os ‘Métodos de Alívio não Farmacológico no Trabalho de Parto’ com a ‘Fisioterapeuta Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel’.

No período da tarde houve a palestra com a ‘Enfermeira Denise Maria de Holanda Barros Sobrinho’ sobre o tema “Zero Morte por Hemorragia Pós-Parto”. Dando continuidade, falou-se sobre o ‘Aleitamento Materno na Primeira Hora’ com ‘Fonoaudióloga Daniella Fonseca da Silva’. A palestra sobre o ‘Apoio Psicológico e Planejamento Familiar’ foi dirigida pelo ‘Psicólogo Edgar Henrique Hein Trapp’ e finalizando, a advogada ‘Dra. Luciana Ávila Zanotelli’ comentou sobre ‘Responsabilidade Jurídica diante da Violência Obstétrica’.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

COORDENAÇÃO

Patricia Delmiro de Sousa Takahagassi, Coordenadora de Enfermagem do Hospital Regional de Guaraí, disse em entrevista que, “o objetivo desse fórum é para que as políticas de saúde pública colaborem na melhoria de vida das gestantes do Município de Guaraí. Sabemos que o cuidado no período gestacional é se suma importância, logo, nossa meta é ajudar essas mulheres cada vez mais”.

Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel, Coordenadora de Fisioterapia IESC/FAG Fisioterapeuta do Hospital Regional de Guaraí, comentou que, “é de extrema importância que os profissionais estejam conscientes do seu papel de orientação e acolhimento das gestantes”.

Holda Maria de Jesus Pereira, Acadêmica do 5º Período de Fisioterapia, mencionou que, “para o curso de fisioterapia, a participação no 1º Fórum Perinatal está sendo de grande relevância, já que lidamos frequentemente com as gestantes. Vimos que a violência tem atingido tanto a área médica, bem como a de fisioterapia e o que estamos aprendendo é mostrar que o cuidado com essas mulheres deve ser diferenciado”.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: