Taking too long? Close loading screen.
Prefeitura de Guaraí - Excelência para o cidadão!
Home / Custom Sliders / Prefeitura de Guaraí apoia 1º Fórum Perinatal de Obstetrícia da IESC-FAG

Prefeitura de Guaraí apoia 1º Fórum Perinatal de Obstetrícia da IESC-FAG

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde, nos dias 17 e 18/04, apoiou o 1º Fórum Perinatal de Obstetrícia, da Faculdade Guaraí – IESC (Instituto Educacional Santa Catarina), realizado em parceria com o Hospital Regional de Guaraí (HRG). Na oportunidade, estiveram presentes a Prefeita Lires Ferneda, Secretários Municipais, Médicos(as), Enfermeiros(as), Psicólogos(as), estudantes e membros da sociedade guaraiense em geral.

Na abertura do evento, houve a apresentação de ballet, com as meninas que participam do projeto social, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o professor Karlos Campos Sodré.

No primeiro dia, houve a 'Rede Cegonha Tocantins', com a 'Enfermeira Raquel Marques Soares'. Em seguida, foi a vez do 'Pré-Natal como Protagonismo para o Parto', dirigido pela 'Enfermeira Marivane Patrício Miranda da Silveira'. Ocorreu também a palestra sobre a 'Classificação de Risco para Gestantes' orientada pela 'Enfermeira Leida Maria Alexandre Jorge'. No período vespertino, o assunto foi sobre  a 'Violência Obstétrica' com a 'Fisioterapeuta Wilma Manduca'. Logo após, a 'Mesa Redonda' acerca do 'Papel Multiprofissional frente à Violência Obstétrica', tendo como mediadora da mesa a 'Enfermeira Camila Ferreira Cruz Coelho'.

O segundo dia, teve início com a palestra sobre 'As Análises Clínicas na Gestação e Puerpério' com a 'Biomédica Ana Carla Peixoto'. Em seguida, falou-se sobre as 'Boas Práticas no Trabalho de Parto e Parto' com a 'Obstetra Dra. Selene Caldas Brandão'. Logo depois, foi exposto sobre os 'Métodos de Alívio não Farmacológico no Trabalho de Parto' com a 'Fisioterapeuta Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel'.

No período da tarde houve a palestra com a 'Enfermeira Denise Maria de Holanda Barros Sobrinho' sobre o tema “Zero Morte por Hemorragia Pós-Parto”. Dando continuidade, falou-se sobre o 'Aleitamento Materno na Primeira Hora' com 'Fonoaudióloga Daniella Fonseca da Silva'. A palestra sobre o 'Apoio Psicológico e Planejamento Familiar' foi dirigida pelo 'Psicólogo Edgar Henrique Hein Trapp' e finalizando, a advogada 'Dra. Luciana Ávila Zanotelli' comentou sobre 'Responsabilidade Jurídica diante da Violência Obstétrica'.

COORDENAÇÃO

Patricia Delmiro de Sousa Takahagassi, Coordenadora de Enfermagem do Hospital Regional de Guaraí, disse em entrevista que, “o objetivo desse fórum é para que as políticas de saúde pública colaborem na melhoria de vida das gestantes do Município de Guaraí. Sabemos que o cuidado no período gestacional é se suma importância, logo, nossa meta é ajudar essas mulheres cada vez mais".

Daniela Maristane Vieira Lopes Maciel, Coordenadora de Fisioterapia IESC/FAG Fisioterapeuta do Hospital Regional de Guaraí, comentou que, “é de extrema importância que os profissionais estejam conscientes do seu papel de orientação e acolhimento das gestantes".

Holda Maria de Jesus Pereira, Acadêmica do 5º Período de Fisioterapia, mencionou que, “para o curso de fisioterapia, a participação no 1º Fórum Perinatal está sendo de grande relevância, já que lidamos frequentemente com as gestantes. Vimos que a violência tem atingido tanto a área médica, bem como a de fisioterapia e o que estamos aprendendo é mostrar que o cuidado com essas mulheres deve ser diferenciado".

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook:

#FórumPerinatalA Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde realizou nos dias 17 e 18/04 o 1º...

Posted by Prefeitura de Guaraí on Thursday, April 19, 2018