Prefeitura de Guaraí realiza Solenidade de Abertura da Semana da Pátria

Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Turismo, realizou a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria, em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar.
O evento contou com a presença da Prefeita Lires Ferneda, secretários e vereadores do município. Durante a cerimônia, alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino fizeram apresentações culturais.

Para começar a festividade, uma aluna da Escola Municipal Sossego da Mamãe recitou a poesia “Minha Pátria”, de Vicente Guimarães.

Aluna da Escola Municipal Sossego da Mamãe

Em seguida, houve a execução, com maestria, do Hino Nacional, pela Banda da Polícia Militar e o hasteamento das bandeiras ato cívico símbolo do patriotismo, com a participação da Prefeita Lires Ferneda, do Vereador Donizeth Medeiros e do Major Presley Nunes.

Para coroar o ato, a Banda da PM tocou, em sequência, o Hino da Independência e a canção “Aquarela do Brasil”.

O Sargento Silva conversou brevemente com os alunos sobre a história da Independência no Brasil.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Continuando as apresentações, houve o número do grupo de ballet do professor Karlos Sodré, do Centro de Referência de Assistência Social.

Grupo de ballet do Centro de Referência de Assistência Social

O grupo “Flor de Lis”, da Escola Municipal de Tempo Integral Leoncio de Sousa Miranda, dançou o estilo carimbó e os alunos do Centro Municipal Aquarela se apresentaram ao som de “Eu te amo, meu Brasil”, do grupo Os Incríveis.

Grupo “Flor de Lis”, da Escola Municipal de Tempo Integral Leoncio de Sousa Miranda

Alunos do Centro Municipal Aquarela

O coral “Semeando Esperança”, da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Coelho Silva, cantou uma linda canção para passar a mensagem de que jamais podemos desistir da nossa pátria, do nosso país.

Coral “Semeando Esperança”, da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Coelho Silva

Em seguida, alunas do Colégio Estadual Raimundo Alencar cantaram a música “Brasil”, composta por Cazuza, em 1980, para demonstrar a preocupação com o sentimento de ser brasileiro, diante das adversidades.

Alunas do Colégio Estadual Raimundo Alencar

Por fim, alunos da turma de karatê, do Colégio Executivo, apresentaram uma performance da modalidade esportiva, aos cuidados do professor Emídio Filho e da Coordenadora Cristiane dos Santos.

Alunos da turma de karatê, do Colégio Executivo

Entre as apresentações, a Banda da Polícia Militar tocou algumas canções da cultura pop, como “Despacito”, de Luis Fonsi e “Health the world”, de Michael Jackson.

Banda da Polícia Militar

Discursos

Em sua fala, a Prefeita Lires Ferneda exaltou a necessidade de todo cidadão ter orgulho e participar mais do desenvolvimento do país.

“Estamos comemorando uma data importantíssima. Por isso, precisamos ter orgulho da nossa pátria, mas nós só seremos independentes quando cada cidadão fizer a sua parte”, disse.

O Presidente da Câmara Municipal de Guaraí Donizeth Medeiros citou o sentimento de patriotismo, embora haja desconfiança da população em relação ao país.

“Precisamos acreditar no Brasil e na independência de coisas que atrapalham o progresso deste país”, exclamou.

Ao final, representando a Polícia Militar de Guaraí, o Major Presley Cruz Nunes disse que a Polícia Militar, responsável pela Ordem afim de promover o Progresso, está à disposição da comunidade.

“Que possamos nos orgulhar todos os dias do nosso país. A polícia está à disposição a ser uma mão amiga a serviço da população”, afirmou.