Prefeitura Municipal de Guaraí realiza Programa de Autocuidado da Hanseníase

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde promoveu na manhã de hoje, 13/04, o Programa de Autocuidado da Hanseníase, com o objetivo de reunir ex-pacientes e pacientes, a fim de compartilhar experiências e aconselhamentos de prevenção, tratamento e superação da doença. Na oportunidade, estiveram presentes a Prefeita Municipal, Lires Teresa Ferneda, Coordenadores da Atenção Básica de Saúde e membros da comunidade guaraiense.

PRESENÇAS

Entre os coordenadores estavam: Getúlio, fisioterapeuta e coordenador do Programa; Maria Sirley, enfermeira e monitora; Daltilene, Adriana Lira, Laynne e agentes de saúde como apoiadores. Lucilene Pinheiro, enfermeira, representava a parceria com a Saúde do Trabalhador e a psicóloga, Larissa Pinheiro, o apoio do NASF. Houve também a presença do Educador Físico, Hugo Valadares, que estará em todas as reuniões do Programa, a fim de realizar exercícios com os pacientes.

Para Adriana Lira, enfermeira e uma das apoiadoras “através do programa os pacientes serão melhor assistidos, principalmente aqueles que já tiveram a doença, pois ainda ficam emocionalmente abalados. Nosso objetivo é ajudar da melhor maneira possível, para que eles tenham cada vez mais qualidade de vida.”

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

O Programa de Autocuidado de Hanseníase foi implantado no Município, sendo uma proposta do Governo Federal. Realizar-se-á uma vez por mês e ao final de cada encontro será marcado o próximo local e temas que serão debatidos. É importante que você que já teve ou tem a doença, participe das reuniões. Dessa forma poderá se prevenir ou tratar com a ajuda de profissionais qualificados.

HANSENÍASE

A hanseníase, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: