Trabalho infantil ganha campanha de erradicação em Guaraí

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, (CREAS) e Secretaria de Educação e Cultura, está desenvolvendo no mês de Novembro a I Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil, que é o desenvolvido por menores de idade.

Toda criança e adolescente, tem direito à educação, lazer, esporte e etc, amparados pela Constituição brasileira e o labor nas idades iniciais (0 a 13 anos) compromete algumas dessas garantias. Aos 14 anos, o trabalho pode ser exercido como aprendizagem e somente dos 16 aos 18 anos o indivíduo poderá obter carga horária como a dos demais trabalhadores, sendo ainda restrito o trabalho noturno (22h às 5h), bem como locais insalubres e perigosos.

O objetivo da Campanha de Conscientização e Combate ao Trabalho Infantil é informar a sociedade acerca desses direitos e deveres das crianças e adolescentes, por meio de ações positivas junto à comunidade.

As atividades de conscientização estarão relacionadas a concursos de desenhos, redação, reuniões de sensibilização com a comunidade escolar, palestras de divulgação e propagação do tema, aplicação de conversas informais, leitura de texto informativo e ainda incentivo à pesquisas sobre o tema.

Com o desenvolvimento de todas essas atividades, a Prefeitura de Guaraí, por meio das secretarias, espera erradicar os problemas que advém da prática do trabalho infantil, como o baixo rendimento escolar, altos índices de repetência e ainda dificuldades de desenvoltura física e emocional.

A Campanha estará sendo divulgada nas escolas do município de Guaraí entre os dias 06/11 a 10/11, pelos organizadores do CREAS, Denise Carvalho, Léa Gross, Sandra Delevatt, Marilene Alves e Gerson Danillo. Mais informações poderão ser obtidas no local das inscrições:

• Na recepção do CREAS – na Rua 3, nº 1136, Centro – GUARAÍ – TO;
  • Na recepção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí – Rua Antônio Mendes Ribeiro, esquina com Avenida Joaquim Guará, s/n°, Setor Planalto – GUARAÍ – TO.