Secretaria de Infraestrutura participa de reunião com vendedores ambulantes

Na manhã desta terça-feira, 15, a Prefeitura de Guaraí participou, por meio do Secretário de Infraestrutura, Antonio Carlos Cruz Moura, de uma reunião, no Plenário da Câmara Municipal, com vendedores ambulantes e alguns vereadores do município. A reunião teve o objetivo de esclarecer sobre a notificação que pede a mudança do local de trabalho dos vendedores.

Segundo Antonio Carlos Cruz Moura, a notificação foi apenas uma solicitação do Ministério Público Estadual para a retirada de barracas e veículos de propriedade dos ambulantes às margens de toda a Avenida Bernardo Sayão. O órgão alega que, com o grande fluxo de veículos e pessoas no local e a proximidade com a pista, há risco de acidentes. A entidade ainda solicitou que a Prefeitura de Guaraí realoque esses trabalhadores.

“Tentamos conversar com o Ministério Público e ele deu apenas cinco dias para que os ambulantes possam sair do local”, disse o Secretário.

Proposta

Visto que os comerciantes estão reticentes com a mudança e é de interesse da Prefeitura de Guaraí que todos possam trabalhar com dignidade, o Secretário de Infraestrutura apontou propostas para tentar solucionar esse impasse.

Em conversa com o representante do Ministério Público, foi pensado na possibilidade de construir um “Chambódromo”, um local próprio para que os vendedores de chambari pudessem comercializar seus produtos.

Em relação aos vendedores de frutas e outros itens, para o Secretário, a solução imediata é transferi-los para a feira do município, onde há espaço. Cruz Moura ainda propôs uma nova reunião com o MPE e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí – ACIAG para definir, da melhor maneira possível, o que pode ser feito.

Odilon Coelho Milhomem, do Sindicato dos Vendedores Ambulantes

O representante do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Odilon Coelho Milhomem, o “Ligeirinho”, reconheceu a vontade da Prefeitura de Guaraí em querer solucionar o problema.

“Tenho certeza de que todos nós seremos realocados, pois este é o único meio de sustentar nossas famílias”, exclamou.