Secretaria de Saúde inicia Campanha Nacional de Multivacinação

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião para alinhar os procedimentos para a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, que se inicia hoje, 11, e vai até o dia 22, em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Dayane de Holanda (à direita) e Ineide Ferreira (à esqueda)

Na ocasião, a Coordenadora de Imunização Dayane Holanda explicou sobre a campanha às enfermeiras da rede municipal de saúde e como seriam feitos os lançamentos dos dados no sistema do Programa Nacional de Imunização – PNI. Para tanto, foram distribuídos Boletins de Consolidação, onde serão registrados todos atendimentos e planilhas específicas de registro para cada tipo de vacina.

Enfermeiras da rede municipal de saúde

O atendimento começou nesta segunda-feira, pela manhã, das 07h30 às 11h30 e à tarde, será das 13h30 às 17h30, em todas as UBS de Guaraí.  No dia 16, sábado, será o Dia D da campanha e o atendimento será mais intensivo, se estendendo por todo o dia. Para a Campanha, foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde uma quantidade de vacinas 40% maior que a mantida em estoque.

Enfermeiras da rede municipal de saúde.

CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente tem por objetivo resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação, para atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 mês e 29 dias), público-alvo da campanha, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Neste caso, não há meta a ser alcançada, pois a vacinação será de forma seletiva para o público-alvo. Porém, será avaliado o número de doses aplicadas na campanha.

Esta ação envolve três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde – SUS, contando com o recurso da União, das Secretarias Estaduais de Saúde – SES e Secretarias Municipais de Saúde – SMS. Estima-se o funcionamento de cerca de 36 mil postos de vacinação, com o envolvimento dos recursos humanos que atuam nos serviços de vacinação da rede pública do país.

É importante lembrar que a caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança e o adolescente a todo momento e deve ser apresentada no momento do atendimento para uma avaliação criteriosa da situação vacinal.

Segue abaixo as vacinas que serão disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação.

Para crianças menores de sete anos de idade:

-BCG

– Hepatite B

– Penta

– VIP

– VOPb

– Rotavírus humano

– Pneumocócia 10 valente

– Meningocócia C conjugada

– Febre Amarela

– Tríplice Viral

-Tetra viral ou tríplice vira+varicela (atenuada)