Secretaria da Saúde realiza palestras para profissionais da área

A Prefeitura de Guaraí através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado, realizaram entre os dias 02 e 03 de outubro, reuniões e palestras para alertar os profissionais da saúde sobre o controle das arboviroses e mobilização da população guaraiense no período chuvoso.

Como o início das chuvas, o perigo de se contrair dengue, febre amarela, zika ou chikungunya aumenta significantemente. Isso porque com água empoçada, os mosquitos Aedes aegypti colocam seus ovos e as larvas eclodem. É então necessária a colaboração de todos os cidadãos, deixando seus terrenos e casas sem focos de criação do mosquito.

As reuniões ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Regional, Secretaria da Saúde e no Auditório da Faculdade, e têm como objetivo avaliar e orientar sobre as ações, como o andamento das visitas domiciliares e a capacitação de agentes para prevenção e combate ao mosquito.

Esta é uma ação importante para reforçar a prevenção contra as doenças. As ações de controle e combate do mosquito devem se antecipar aos problemas. Por isso, é muito importante o envolvimento do setor público e da sociedade nesse combate. A dimensão das arboviroses nos próximos anos dependerá do dever de casa de cada um e do envolvimento de todos.