Descarte inapropriado de lixo é causa de doenças

O lixo encontrado nas portas das casas, em loteamentos ou encostas de rios, são responsáveis por diversas doenças. É necessário que se tenha atitude correta em relação ao seu descarte, como os restos de comida, embalagens de forma geral e ainda pneus ou objetos que reserve água em seu interior e assim prolifere o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

É importante que os lixos de forma geral sejam colocados em sacolas plásticas para assim serem recolhido pela prefeitura. Caso contrário, doenças como leptospirose, dermatite de contato, verminoses, dentre outras, serão cada vez mais comuns na sociedade.

Os cidadãos guaraienses que tiverem entulhos mais pesados, como os de construções, podem estar procurando empresas que recolhem entulhos. Assim, as portas das casas e loteamentos não ficarão abarrotados de sujeira e nem acumularão bactérias e outros microrganismos que proliferam doenças.

Pequenas ações do dia a dia podem ser realizadas para que não haja lixo nas portas das casas ou em locais inapropriados para descarte. Dessa forma, além de colaborar para ter uma cidade limpa, a saúde da população agradecerá.

Fique atento ao que você pode fazer:

• Dividir os lixos em sacolas plásticas;
  • Descartar os entulhos em locais apropriados;
  • Tampar os tonéis e caixas d’água;
  • Limpar as calhas;
  • Colocar as garrafas viradas de boca para baixo;
  • Tampar as lixeiras.