Prefeitura de Guaraí gasta mais de R$ 211.000,00 reais em recuperação de maquinários

Ao longo de toda a gestão passada, maquinários utilizados para realização de obras foram quebrados e ficaram esquecidos, sem manutenção. Deteriorados e sem condição de uso, obrigou a gestão atual, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a recuperá-los.

De acordo com a Secretaria, foram gastos R$ 211.422,47 (duzentos e onze mil, quatrocentos e vinte e dois reais e quarenta e sete centavos) na recuperação dessas máquinas para serem usadas nas obras do Município de Guaraí. Uma última máquina ainda se encontra na oficina para ser recuperada e a previsão de entrega é dia 09/12/2017. Os demais maquinários já estão sendo usados nas obras da cidade e da zona rural e se encontram em bom estado, após a recuperação e cuidados contínuos.

Em abril de 2013, na gestão do ex-prefeito Genesio Ferneda, Guaraí recebeu uma motoniveladora do Programa PAC. Em novembro de 2013, a Prefeitura recebeu equipamentos do Programa Terra Forte: 3 tratores, 2 plantadeiras, 2 roçadeiras, 1 calcareadeira e 1 pulverizador, para os serviços do pequeno produtor rural. Em março de 2014, um caminhão caçamba, trucado e traçado, zero quilômetro, para utilização em obras de interesse social, a promoção da agricultura familiar, em especial, a recuperação de estradas vicinais e em outras de captação e armazenamento de água, garantindo o abastecimento à população, nos termos da Portaria MDA nº 57, de 17 de julho de 2013.

No dia 16 de setembro de 2014, a nova gestão recebeu as máquinas em perfeitas condições de uso, porém, em dois anos, três meses e quinze dias, ficaram sucateadas, literalmente “no toco”, exigindo, em 2017, vultosa soma de recursos públicos para que voltassem a funcionar e prestar serviços à comunidade guaraiense.