CREAS realiza oficina do projeto claves de prevenção à violência de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Guaraí, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, encerra em grande estilo suas oficinas na Escola Estadual José da Costa, que abordou o tema “Prevenção a Violência de Crianças e Adolescentes”, pelo sistema CLAVES. O projeto teve início no Uruguai e veio para o Brasil, logo ao Tocantins, também pela necessidade da proteção de crianças e adolescentes.

O sistema permite ter acesso ao conteúdo de forma simples e eficaz, abrangendo educativamente pais, alunos, professores e a sociedade. Participaram desta ação, com 40h de oficina, profissionais como Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores e Educadores.

A Secretária da Assistência Social do Município, Maria José, ressaltou a importância e a atualização de novas técnicas, por meio dos oficineiros, que puderam perceber que as ações podem ajudar a repelir de forma efetiva os maus tratos sofridos pelos pequenos.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

O trabalho realizado pelo CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social, que trabalha com situações de média complexidade como violência, rompimento de vinculo, estupro, abuso sexual, usuários de entorpecentes e outros, contribuiu para o desenvolvimento e formação dos participantes.

Denise Maia, a frente do projeto, disse “foi um presente dado para nós, esse programa é um divisor de águas, para discernimos o melhor encaminhamento das crianças e adolescentes e a competência para auxiliá-los”.

A oficina ministrada pela Instrutora Elizete Sales Sodré, do Projeto CLAVES, intitulada “Brincando nos Fortalecendo para enfrentar situações difíceis”, disse “a criança e o adolescente tem que ser fortalecido, para que seja protegido da violência” e ainda afirmou, “todo nosso trabalho também é extensivo aos pais, conselho tutelar, associações, igrejas e todas as pessoas de forma em geral que queira prevenir todo esse mal”.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

O projeto que começou em dezembro de 2017 encerra seu ciclo e deixa aberto para novas realizações de outras, podendo ser extensivo também a outras áreas do Município, como a Saúde e Educação.

Essa estruturação foi realizada por diversas outras atividades ao longo do período em que se esteve aberto. O programa CLAVES teve seu destaque pela importância ao trabalho realizado dentro e fora das escolas, permitindo as famílias serem inseridas na prevenção desse abuso, violência, rompimento de vínculo, estupro entre outros.

Fernando Ramos – ASCOM Prefeitura de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: