Prefeitura de Guaraí realizará Campanha do Janeiro Roxo

    Pensando sempre no melhor para o cidadão guaraiense, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nos dias 26, 27 e 28/01, atendimento ao público de Guaraí com exames de sensibilidade, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Unidade Básica de Saúde do Setor Dantas.

    No mês de janeiro é realizada a Campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre o perigo da hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa que é caracterizada por manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. À medida que a doença vai se desenvolvendo, o paciente também pode ter alterações quanto à sensibilidade, ou seja, não sente calor, frio, dor e o toque. São constantes os formigamentos, fisgadas e dormência principalmente nas extremidades (mãos e pés).

    A hanseníase é uma das doenças mais antigas já registradas e por falta de conhecimentos específicos, carregava um grande preconceito, associando os portadores ao pecado, impureza e desonra. O tratamento dos pacientes consistia em excluí-los da sociedade, com o impeditivo de visitar ambientes sociais, como igrejas e escolas. Eram ainda obrigados a usar roupas e luvas específicas, e carregar sinos que anunciasse sua presença.

    Hoje sabe-se que a hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, um parasita que atinge especialmente as células da pele e células nervosas. A bactéria penetra o organismo por meio das vias respiratórias ou secreções como a saliva, sendo transmitido da mesma forma, até se instalar nos nervos periféricos e na pele. Há também quatro formas clínicas: indeterminada, tuberculóide ou paucibacilar (com poucos bacilos), borderline ou dimorfa e lepromatosa ou multibacilar (com muitos bacilos).

    A hanseníase pode ser diagnosticada em uma consulta médica em consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas da pele que podem ou não ter sensibilidade, bem como alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos).

    Prevenir é melhor do que remediar, lembre-se disso!

Fontes: https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hanseniase-lepra-sintomas-tratamento-e-transmissao/

Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo