Prefeitura de Guaraí finaliza Campanha Janeiro Roxo

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 26, 27 e 28/01, a Campanha do Janeiro Roxo, que tem como objetivo o combate e tratamento da hanseníase, doença infectocontagiosa que mata milhões de pessoas todos os anos em várias partes do mundo.

A hanseníase é basicamente uma doença cutânea (na pele), mas que pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Embora se pudesse imaginar que a bactéria penetrasse através da pele, a transmissão se dá pela secreção e pelo ar que saem das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Sabendo disso, a Prefeitura, sempre se importando com o cidadão guaraiense, proporcionou atendimento ao público, com exames de sensibilidade, onde os pacientes passaram por avaliações médicas e por fim, tratamento, quando era necessário. É importante lembrar que os postos de saúde municipais continuarão atendendo pacientes com suspeitas de hanseníase mesmo com a campanha tendo acabado.

Se você tem manchas pelo corpo com pouca sensibilidade, é importante procurar uma UBS (Unida Básica de Saúde) para verificar se é ou não hanseníase. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais rápido e fácil será o tratamento. Essa doença tem cura, mas cabe a você procurar o atendimento necessário!

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí