A importância do Departamento Pedagógico para a Educação

Na tarde desta quarta-feira, 31/01, houve um encontro do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Guaraí, para discutir algumas ações previstas para 2018. Na reunião, estavam presentes Itamara, Coordenadora da Educação Infantil, Maria Sônia, Coordenadora do Ensino Fundamental, Sebastiana Salva, Coordenadora das Escolas do Campo e Merelice, Coordenadora do Ensino Especial e Atenção à Saúde do Educando.

O objetivo principal das coordenações é orientar, dar apoio, monitorar e acompanhar o trabalho nas escolas, promovendo o intercâmbio entre o Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Educação e as Escolas representadas pelos seus gestores e professores.

Na ocasião, foram revistos todo o planejamento de forma positiva, dando ênfase na participação sequencial da formação continuada, realizada a cada ano, que tem o propósito à profissionalização da educação, visando detalhar e especificar cada atividade realizada pelos profissionais.

No âmbito da Educação Infantil, a Coordenadora Itamara falou um pouco sobre sua pasta na Secretaria, como a socialização de seminários, oficinas, palestras, acompanhamento, planejamento dos professores e reunião com os gestores das escolas municipais.

Falou também acerca das necessidades supridas em benefício da comunidade, que ofertou mais turmas, por haver crianças fora de sala de aula, principalmente as creches, crianças de 0 a 3 anos. Pensando nisso, fizeram algumas adequações nas instituições, na estrutura física dos prédios, mudando e trocando salas de aula, ampliando e adaptando outras, para atender outras crianças. Finalizou discorrendo sobre os projetos e compras com os recursos enviados como o do “Brasil Carinhoso” que são brinquedos e livros adquiridos para a qualidade da educação.

Maria Sônia, Coordenadora do Ensino Fundamental, explanou sobre a necessidade da reorganização da instituição escolar, como a necessidade de mais salas do primeiro ano, devido à idade e a migração da educação infantil, que requer um novo planejando das ações.

Ela mencionou ainda acerca da taxa de abandono que foi igual a zero no último ano e o programa do Governo Federal, PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado pela Federação, que visa a obrigatoriedade de alfabetizar a criança no tempo e idade certa, com o objetivo de atender 95% dos alunos, para iniciar o ensino fundamental com 6 anos e termina-lo aos 14.

Outro programa citado foi o “Novo Mais Educação”, que tem o objetivo de atender as crianças que estão sendo alfabetizadas, complementando as atividades de ensino, como o desempenho da língua portuguesa e matemática. Finalizou dizendo que as ações são específicas mais se completam umas às outras.

Sebastiana Salva, Coordenadora das Escolas do Campo, comentou sobre suas atividades e nos disse sobre o avanço que as escolas do campo tiveram, como o acesso à internet, água de poço artesiano e reforma da estrutura física.

Há também um acompanhamento pedagógico onde se orienta os diretores e professores das escolas rurais, dando visibilidade às ações das escolas do campo, pelo apoio do Secretário Sebastião e a Prefeita Lires Ferneda, ressaltou Salva.

Outra forma de atuar é a visita familiar, o qual orientam as famílias para receber o atendimento especializado. Contou-nos também sobre ações e projetos como PDDE interativo – Programa Dinheiro Direto na Escola, que visa atender necessidades específicas, como as escolas da zona rural que foram contempladas pelas características do certame, nível sócio econômico abaixo da média.

Merelice, Coordenadora do Ensino Especial e Atenção a Saúde do Educando, falou sobre a importância da sua pasta diante a Secretaria Municipal de Educação, como a sala de recursos que recebem 24 alunos, todos os anos, com necessidades educacionais especiais. Disse também sobre a participação da quarta edição sequencial da Formação Continuada em Educação Especial, que teve como publico alvo Gestores, Coordenadores Pedagógicos, ASGs, Merendeiras, Vigias e Mães, para discutir assuntos pertinentes à Educação Assistida. Outro projeto comentado foi o dos “Professores Cuidadores”, o qual visa acolher o aluno com necessidade especial, auxiliando e ajudando o Professor Regente. Hoje são assistidas 47 crianças com o projeto.

“Intercâmbio Família” foi outro projeto que avançou, pois encaminha os pais e as crianças para saber o que fazer e aonde ir a fim de tratar crianças que precisam de atendimento especial. Encaminham também os pais com problemas de alcoolismo e outros, para as unidades de saúde, para não refletir no aprendizado do educando. Dependendo da necessidade é chamado o conselho tutelar, para dirimir alguns casos, enfatizou Merelice.

A Prefeitura Municipal de Guaraí em ação conjunta com a Secretaria de Educação Municipal conta com uma estrutura adequada para dar mais qualidade de vida às crianças e jovens nas escolas, como nutricionista, ofertando mais qualidade na alimentação e o “Profissional do Futuro”, que visa à contratação de estagiários que somam no que se refere ao ensino e aprendizagem, atendendo a demanda esperada e para alcançar o nível desejado.

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí