Começa hoje o Cadastro Ambiental Rural no Estado do Tocantins em Guaraí

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um programa do Governo Federal em parceria com os municípios. O projeto é financiado pelo BNDES juntamente com o Fundo da Amazônia. O Estado do Tocantins por fazer parte da Amazônia Legal foi contemplada pelo CAR Gratuito, pois traz para o Estado o cadastramento de pequenos proprietários, no qual são propriedades abaixo de 320 hectares ou 66 alqueires.

É o primeiro passo para o proprietário rural ter a Regularização Ambiental de sua propriedade. O Cadastro Ambiental Rural – CAR serve também como uma ferramenta de Gestão Ambiental para Órgãos Ambientais fazerem o monitoramento do desmatamento ilegal ou de quem esteja praticando queimadas criminosas.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Com essa manobra o proprietário destas terras tem o planejamento de seu bem, o qual terá benefícios para preservar o meio ambiente e explorar melhor sua propriedade, onde serão demarcadas a reserva legal o tamanho da APP (área de preservação permanente), córregos e rios a preservar, além de vantagens como financiamentos rurais com prazos maiores e juros menores.

A Prefeitura de Guaraí está recebendo os proprietários rurais para a realização do Cadastro Ambiental Rural. Entre os dias 05/02 ao 09/02, das 08h às 18h, os interessados podem se dirigir à Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Guaraí.

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí