Aumento de casos de conjuntivite no Município de Guaraí

  Os casos de conjuntivite no município tiveram um aumento significativo nos últimos meses. Apesar disso, o registro não é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, visto que não é um doença de interesse epidemiológico para o Ministério da Saúde. O que pode ser feito é o alerta da população para os cuidados necessários que cada cidadão precisa ter consigo mesmo.

 “Houve aumento do número de casos de conjuntivite na cidade, porém, por não ser uma doença que faça parte da lista de Notificação Compulsória, os usuários não são notificados e por isso não se tem estimativa do número de casos.” Disse a Enfª. Iara, Coordenadora de Epidemiologia do Município.

  De acordo com os especialistas, a conjuntivite é uma doença ocular que causa inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho). A inflamação pode afetar um ou os dois olhos, mas devido à proximidade, é comum que os dois olhos sejam afetados. A duração da doença costuma ser de até duas semanas e geralmente não causa sequelas, propagando-se ainda mais no verão.

  Existem alguns fatores de risco, que tendem a aumentar a probabilidade de contrair doença, como por exemplo, estar com a imunidade baixa. Outro fator que pode trazer risco é a predisposição às doenças autoimunes ou virais. As pessoas que contraem a conjuntivite têm sintomas como:

  • Olhos vermelhos;
  • Coceira;
  • Pálpebras inchadas;
  • Secreção purulenta, no caso de conjuntivite bacteriana;
  • Secreção esbranquiçada, no caso de conjuntivite viral;
  • Visão borrada;
  • Ao acordar, o paciente tem dificuldade em abrir os olhos;
  • Sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade;
  • Sensação de areia nos olhos.

  É importante ficar atento aos sintomas e principalmente prevenir-se. Fique de olho no que você pode fazer para deixar a conjuntivite longe de seus olhos: Não coçar os olhos, evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente, não utilizar lentes de contato durante o período de tratamento, evitar banhos de sol, não compartilhar toalhas, rímel, delineadores ou outro produto de beleza e trocar as roupas de cama com frequência.

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo