Alunos da rede pública de Guaraí recebem alimentação gostosa e saudável

Os alunos já voltaram às aulas e a alimentação no período escolar deve ser a mais correta possível. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Guaraí, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura prioriza a forma mais adequada para uma merenda gostosa e saudável.

A alimentação dos pequenos precisa conter nutrientes ideais para um crescimento saudável, desenvolvendo assim, atenção maior em sala de aula. Por isso, o trabalho da equipe da Secretaria juntamente como os diretores, coordenadores, professores, merendeiras e nutricionista do Município, deve ser sistêmico e exemplar.

As Escolas preparam todos os dias um guia completo para as merendas, com sugestões nutricionais feitas pela Nutricionista do Município, Surama Veruska Oliveira, que farão as crianças crescerem fortes e saudáveis!

Os cardápios da alimentação escolar são elaborados pela Nutricionista junto às Coordenadoras das escolas, com utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautando na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região. Os produtos são comprados da Agricultura familiar que pela lei são destinados no mínimo 30% do recurso, porém em 2017 foram alcançados mais de 60%.

São planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais de modo a suprir no mínimo 30% das mesmas, distribuídas em, no mínimo, duas refeições, para as creches em período parcial. No mínimo 70% das necessidades nutricionais, distribuídas em três refeições, para as creches em período integral e pelo menos 30% por refeição ofertada, para os alunos matriculados nas escolas de modalidade regular.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

As compras são feitas pelos gestores no comércio local, visto que o recurso é repassado às escolas em sistema descentralizado, agricultores locais e recebem também gêneros alimentícios doados pela compra direta.

De acordo com Surama, uma equipe acompanha de perto a qualidade dos alimentos, desde à compra ao preparo. Em um segundo momento, é submetido também à aprovação dos alunos, para não haver desperdícios. “Sempre orientamos as merendeiras que façam com muito carinho e amor, e que coloquem temperos suaves e naturais”, ressaltou a nutricionista.

Um exemplo, disso são as rosquinhas de leite, arroz, feijão, frango ao molho, saladas, farofa de cenoura, frutas, sucos naturais, tapioca enriquecida com proteínas e fibras naturais e outros alimentos.

Outro passo importante é o “empoderamento”, quando os professores e pais deixam os alunos participarem do processo de alimentação, das aptidões executadas por eles, como por exemplo, servir a própria comida. Simplesmente colocar no prato tudo cortado e mandar comer, não desperta o interesse da criança. Por esse embasamento, as Escolas Municipais de Guaraí fazem o que precisa ser feito, para tornar as crianças cada vez mais participativas no meio em que vivem.

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí