Guaraí irá receber estrutura para diagnosticar Meningite

A Prefeitura Municipal de Guaraí, em ação conjunta com a Secretaria de Saúde realizou nesta tarde de quinta-feira, 22/03, ‘Capacitação sobre Meningite’, para Médicos e Enfermeiros, acerca de seus diagnósticos e tratamentos.

Em decorrência de inúmeros casos espalhados pelo Brasil, a equipe de Epidemiologia em Guaraí resolveu promover um debate e orientação para que os Profissionais da Saúde saibam diagnosticar e tratar caso houver necessidade.

Meningite é um processo inflamatório das Meninges, membranas que envolvem o cérebro. Os principais agentes causadores são as bactérias e os vírus. Pode ser transmitida através da saliva, tosse ou espirro. Dores intensas no corpo, na cabeça, vômitos constantes, rigidez na nuca e outros sintomas são diagnósticos para a doença, que é muito parecido com as arboviroses (dengue, chikungunya ou zica vírus), podendo causar também, prostração e confusão mental.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Iara Corrêa, Gerente de Vigilância Epidemiológica em Guaraí, relatou que “o objetivo principal é abrir o olhar do profissional para que ele saiba reconhecer precocemente um caso suspeito, as meningites podem ter sintomas parecidos com as arboviroses (dengue, chikungunya ou zica vírus), sinais iniciais de febre, dor no corpo e cefaleia. Os sinais iniciais podem ser confundidos com outras doenças, muito importante instigar no profissional um estudo para esse olhar diferenciado, para que abra o leque de possibilidades de vários agravos e não só os mais rotineiros”.

O diagnóstico será feito em Guaraí a fim de capacitar os nossos médicos para que sejam orientados a fazer essa análise precoce. Atualmente, os pacientes vão para o hospital com uma situação sugestiva e logo encaminha-se para a regional referenciada.

Dr. Alan Carlos Machado, médico e farmacêutico, especialista em farmacologia, “o mais importante é despertar nos profissionais da saúde para esse tema porque é uma doença altamente contagiosa, letal e grave que pode levar ao óbito em 24 horas, e que se for feita uma abordagem rápida e no início o diagnóstico da doença, a gente diminui as sequelas e salvamos vidas, porque hoje em dia tem tratamento, a doença. Meningite é uma doença que traz sequelas se abortada de forma correta e feita o diagnóstico o mais rápido possível. É transmita por via respiratória, gotículas (saliva, tosse ou espirro), no mínimo menos de 1 metro de distância da pessoa infectada. A bactéria habita na cavidade nasofaringe e através das partículas atinge a outra pessoa. Quando as pessoas estão bem desnutridas, bem debilitadas, como uma pessoa como um alcoólatra, uma pessoa com câncer ou até mesmo um paciente com AIDS, ou crianças que não tenham um sistema imunológico bem desenvolvido, pré-maturo, corre um grande risco de contrair a doença”.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo