Vigilância Sanitária fiscaliza comércio de Guaraí para garantir saúde e bem-estar da população

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, por meio da Vigilância Sanitária está realizando, inspeções constantes em estabelecimentos comerciais de Guaraí, como hotéis, restaurantes, supermercados farmácias, entre outros, a fim de verificar as condições de higiene dos locais, visando impedir que a saúde da população não seja exposta a riscos e identificar as causas de eventuais problemas sanitários.

A equipe de inspeções da Vigilância Sanitária é composta por quatro fiscais, que de segunda a sexta está nas ruas realizando estas ações e promovendo orientações sobre higiene, saúde e formas de prevenção.

O Diretor da Vigilância Sanitária, Welington Souza, explica que estas ações são rotineiras, para observar a manipulação de alimentos e também a higienização. Como no primeiro semestre de 2017 tivemos casos de reações alérgicas em pessoas que se hospedaram em hotéis da cidade, fizemos um trabalho de verificação e notificação dos estabelecimentos, resultando na diminuição desse tipo de problema.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

A empresária, no ramo hoteleiro, em Guaraí, Elianice Delevatti, destacou que o trabalho da vigilância sanitária é muito importante, pois quando se trata de alimentos e o bem-estar da população é o que mais pode afetar as pessoas, caso traga malefícios. Essa fiscalização é essencial, bem como as orientações da equipe de inspeções.

Outra função da Vigilância é a expedição do alvará sanitário, através da inspeção do estabelecimento, realizada uma vez por ano, visando garantir que as condições de higiene e boas práticas sejam respeitadas.

Caso o estabelecimento esteja adequado às normas sanitárias e de boas práticas, o alvará é emitido e o laudo disponibilizado num sistema em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem acesso. Caso o estabelecimento não esteja de acordo com as normas exigidas, a Vigilância Sanitária estipula um prazo para que ele se adeque e seja realizada uma nova inspeção.

ASCOM Prefeitura de Guaraí