CRAS realiza encontro com famílias do Serviço de Proteção Integral

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Assistência Social e Equipamento CRAS realizou na última quinta-feira, 03/05, a Oficina do Serviço de Proteção Integral às Famílias (PAIF), com a temática “Cumprimento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família e Bons Hábitos Alimentares”, em parceria com a Secretaria da Educação Municipal de Educação na pessoa da Nutricionista Surama Gomes de Oliveira, ministrante da palestra.

SOBRE O PAIF

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Esse trabalho social tem o objetivo de estimular as potencialidades das famílias e da comunidade, promovendo espaços coletivos a fim de escutar e trocar experiências. Geralmente, participam do PAIF, famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosas e outras, sendo tais atendimentos prioritários.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

ATIVIDADES

As atividades desempenhadas pelo Equipamento Municipal de atenção às famílias do programa, oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas subsidiárias. Realiza ainda ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns.

Maria Lucia, Assistente Social, mencionou que “realizamos esses encontros a cada quinze dias, com o objetivo de atendermos melhor às famílias que recebem o benefício do PAIF, o bolsa família. Verificamos ainda se elas estão dentro da condicionalidade estabelecida pelo programa, vacinas em dia, peso normal, crianças regularmente matriculadas na escola e outros”.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí