Família recebe banheiro adaptado para cadeirante

Vando Ribeiro Santos, agradeceu a todos os servidores da Prefeitura de Guaraí, em especial, aos técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaraí construiu um banheiro adaptado para um cadeirante, que mora com sua família no Setor Dantas. A entrega foi feita na última sexta-feira, 2, e contou com a presença da prefeita Lires Ferneda, da vereadora Fátima Coelho, junto com a secretária Maria José Ferreira da Silva.

O beneficiado foi Vando Ribeiro Santos, 29 anos, que ficou com deficiência física após sofrer um acidente de trânsito, em maio de 2012. De acordo com sua mãe, Domingas da Cunha Ribeiro, 76 anos, tudo aconteceu quando seu filho foi trabalhar na cidade de Goiânia, em 2011. “Ele era mecânico e após o acidente ficou dois meses no hospital, considerado indigente”, lembrou dona Domingas.

A iniciativa para construção do banheiro partiu de uma visita técnica da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guaraí à casa da família. Os técnicos identificaram a necessidade de um banheiro adaptado para o cadeirante.

Os profissionais do Cras também relataram a necessidade de rampas nos acessos dos cômodos da residência. De acordo com o laudo técnico, para acesso ao antigo banheiro, era necessário atravessar um degrau de até 80cm. “Além de um cadeirante, os pais dele são idosos e necessitam de acesso facilitado”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria José Ferreira da Silva.

O laudo também apontou necessidade de acessibilidade no percurso entre a rua e a casa, com calçamento e rampa. Foram investidos R$ 3.197,00 do Fundo Municipal de Assistência Social e R$ 4.399,36 com recursos próprios da Prefeitura de Guaraí, num total de R$ 7,596,36.

“Eu agradeço a Deus e cada um dos profissionais que trabalharam na construção desse banheiro. Que essa boa ação venha multiplicar bençãos na vida de cada um”, desejou, emocionada, dona Domingas Ribeiro.

Lei

A ação de construção do banheiro foi baseada na legalidade do Decreto Federal nº 5.296, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Vando Ribeiro, com a prefeita Lires Ferneda, a vereadora Fátima Coelho (d), e a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria José Ferreira da Silva (e).