Projeto leva gestante para conhecer maternidade do Hospital Regional de Guaraí

A gestante Michelle Brito Soares (d); ao lado da fonoaudióloga; da enfermeira Leida Maria Alexandre; e a médica do município, Kamylla de Jesus (e).

Em parceria com o Hospital Regional de Guaraí (HRG), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município promovem visitas guiadas para gestantes, na maternidade. O objetivo é que as futuras mamães conheçam o procedimento e se preparem para o dia do parto.

Nesta quarta-feira, 7, foi a vez da gestante Michelle Brito Soares, grávida de cinco meses, conhecer pela primeira vez todo o procedimento adotado pela equipe multiprofissional da maternidade. Ela foi encaminhada pela UBS Antônia Correia de Almeida, do Setor São Luís.

“Foi muito bom conhecer os recursos e benefícios, que vou ter no dia do meu parto. Me senti mais tranquila e aliviada, após acompanhar todo o processo, desde a recepção. Enfim, conheci a sala de parto, o local onde vou dá à luz ao meu filho”, aprovou a futura mãe, Michelle Brito.

A sala do pré-parto foi a que mais encantou a gestante Michelle. Acompanhada da médica Kamylla Pereira de Jesus, da Rede Municipal de Saúde de Guaraí, ela conheceu a equipe técnica de atendimento multiprofissional do HRG. “Os profissionais do hospital estão de parabéns, pela realização desse trabalho, de parto humanizado”, elogiou a médica do município, Kamylla de Jesus.

Para a diretora geral do HRG, Consuelo Julião, romper o medo com o parto normal é essencial para o nascimento da criança. “Ao conhecer o ambiente, como será recebida e os procedimentos, pode romper essa barreira”, defendeu, destacando ainda a parceria com a Secretaria de Saúde de Guaraí. “Essa parceria com o município é essencial para uma visita guiada, pois, são os profissionais da prefeitura que fazem o acompanhamento primário”.

Lei

A Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Cegonha. Uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.