Escola Municipal Luíz de Camões comemora folclore com comidas típicas e apresentações culturais

Para celebrar o folclore brasileiro, a Escola Municipal Luíz de Camões promoveu uma grande festa na manhã desta quinta-feira, 29. O Evento contou com comidas típicas de regiões brasileiras e diversas apresentações culturais, que foram assistidas pelos pais de alunos, educadores e comunidade local.

A Elissandra Mourão de Sousa, mãe dos alunos João Rafael e Lucas Mourão, cancelou um dos compromissos rotineiros e foi assistir à apresentação folclórica dos seus filhos. “Sempre venho à escola e acompanho de perto as atividades deles. Gostei de ver o desenvolvimento durante as apresentações”, aprovação da mãe Elissandra, que assistiu seus filhos encenando no grupo do “Meu Pintinho Amarelinho” e o outro no “Saci Pererê”.

Além do Pintinho Amarelinho e Saci Pererê, o evento contou com apresentações de cantigas de roda, parlendas, dança da catira, a lenda do boto cor-de-rosa, dança samba-lelê, lenda do boitatá e recitação de poemas e versos.

“Esse projeto está na programação anual da escola. A semana foi toda de preparação e ensaios. Graças aos servidores e apoio dos pais conseguimos realizar esse evento”, comemora a professora Nizélia Melo de Holanda.

A participação dos pais dos alunos é essencial para os projetos de atividades extraclasse da Luíz de Camões. Eles ajudaram preparando comidas típicas para o evento da escola: chimarrão, chambari, cuscuz, baião de dois, biju, maria-mole, cuca, sagu e pizza foram algumas das delícias que enfeitaram as mesas e foram servidas ao final do evento.

“É um trabalho feito nas salas de aula, os alunos já estudam sobre culturas de cada região, folclore, danças, comidas típicas e localização das regiões brasileiras”, explicou a diretora da unidade educacional, Genesi Genifera Schineider.

Dia do Folclore

O Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O Evento contou com apresentações culturais, que foram assistidas pelos pais de alunos, educadores e comunidade local.
Os pais dos alunos colaboraram preparando comidas típicas para o evento da escola.

Professores da Escola Municipal Luiz de Camões, organizadores do evento folclórico.