A educadora Lucilene dos Santos Borges, da Escola Municipal Sossego da Mamãe, em Guaraí, teve a iniciativa de pintar o muro da unidade educacional com números e o alfabeto em libras. A ideia surgiu por meio do seu projeto de conclusão do curso técnico em Secretaria Escolar, pelo Programa Profuncionário.
Lucilene conta que observou as obras de reforma na escola e solicitou a pintura do muro com a linguagem de sinais. “Fui prontamente atendida. Decidimos fazer na frente da escola, no muro, para chamar mais atenção. Quem passa na rua consegue ver de longe”, comenta a servidora, que atua como cuidadora na unidade educacional.
Na última quarta-feira, 11, foi a apresentação do projeto para a formadora do Profuncionário, Josiane Moura, da Diretoria Regional de Ensino de Guaraí. O projeto previa ações em benefício de uma escola.
Mesmo sem nenhum aluno surdo na Escola Sossego da Mamãe, a diretora Maria Aparecida do Carmo Oliveira apoiou o projeto da educadora, por acreditar que o muro pintado com números e alfabeto em libras vai sensibilizar a população. “Estamos mostrando que nossa escola está preparada para receber crianças surdas”, comentou a gestora.
A apresentação do projeto da cuidadora Lucilene contou com a participação das pedagogas e intérpretes da Seduc, Jussyleia Martins Luvizutto e Suely Ferreira Martins Cardô, pós-graduadas em libras, junto com instrutores surdos. O secretário Municipal de Educação de Guaraí, Sebastião Mendes, também esteve presente.
Formação
Professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí estão recebendo capacitação em libras. A formação é promovida em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO), por meio da Diretoria Regional de Educação de Guaraí.
Profuncionário
O Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública é voltado para qualificar os servidores administrativos das escolas, em habilitação compatível com sua atividade, na modalidade da Educação a Distância (EAD). Ele obedece ao disposto no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e ao disposto no parágrafo único do artigo 62-A da referida Lei, por meio do qual a profissionalização tornou-se direito de todos os funcionários da educação.
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