Agenda Cidadã: secretários e servidores de Guaraí participam de capacitações e orientações do TCE

O secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Guaraí, Raimundo Pessoa, representou a prefeita Lires Ferneda (em Brasília para assuntos oficiais e de interesse da população guaraiense), justificou a ausência da gestora e enalteceu pela escolha do município como sede do evento.

Com o apoio da Prefeitura de Guaraí, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) promoveu nesta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal, o 4º encontro do projeto Agenda Cidadã, com o tema: “Governança e Tecnologia – desafios e oportunidades”. Na oportunidade, gestores, servidores públicos e a sociedade em geral, receberam orientações sobre as boas práticas da administração pública.

O secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Guaraí, Raimundo Pessoa, representou a prefeita Lires Ferneda (em Brasília para assuntos oficiais e de interesse da população guaraiense), justificou a ausência da gestora e enalteceu pela escolha do município como sede do evento. Ele ressaltou os avanços da tecnologia em prol da gestão pública. “Precisamos da tecnologia em nosso auxílio. Recentemente buscamos junto ao TCE apoio para implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no nosso município, e estamos certos de que seremos atendidos”, relatou o secretário.

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Severiano Costandrade, reforçou os investimentos em tecnologia, criação de sistemas, controle e fiscalização, essenciais para uma gestão segura. “O TCE não quer punir nenhuma gestão, quer é ajudar os gestores”.

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Severiano Costandrade, reforçou os investimentos em tecnologia.

Palestras e capacitações

O Agenda Cidadã promoveu mais de dez palestras dinâmicas com diversos temas, entre elas: Acompanhamento da Gestão; Integração dos Sicaps; Sicap – Atos de Pessoal; Plano de Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Portal da Transparência; Fundamentos do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público; e Ouvidoria – canal de comunicação com a sociedade.

Os técnicos do Tribunal de Contas estiveram à disposição nas carretas para promover a capacitação sobre o Sicap – Licitações, Contratos e Obras. Também foram ofertados atendimentos para a atualização do Cadun – Cadastro Único Das Unidades Gestoras e Ouvidoria.

Parceiros

Os agentes parceiros no projeto são governos Federal por meio da Controladoria-Geral da União, Estadual – com a Controladoria-Geral do Estado, Sebrae, Fieto, Energisa e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), com apoio da prefeitura de Guaraí.

Autoridades

O evento contou com a participação do presidente TCE – Severiano Constandrade; ouvidor e conselheiro Manoel Pires; procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Tocantins (MPC/TO) Zailon Miranda; diretor geral do Instituto de Contas do TCE/TO, Júlio Edstron; diretor superintendente do Sebrae, Moises Gomes; diretora do Senai, Marcia Rodrigues; presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), contador Norton Thomazi; técnica federal de Finanças e Controle da CGU- Regional Tocantins-  Aline Rigone; gerente de Transparência e Controle Social do CGE, Lucas Sousa Luz; presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Mariano; e o presidente da UVET, Terciliano Gomes.

Também estiveram presentes prefeitos de cidades da regional de Guaraí e presidentes de Câmaras Municipais, além de vereadores, secretários municipais e servidores públicos de municípios vizinhos.