Comitê Médico da Prefeitura de Guaraí decide inserir novos medicamentos para proteção ao paciente no combate à Covid-19

comite medico - Comitê Médico da Prefeitura de Guaraí decide inserir novos medicamentos para proteção ao paciente no combate à Covid-19

Para o Comitê Médico, mesmo sem uma comprovação científica, pois, atualmente, não foi desenvolvido uma cura para o vírus, existem inúmeras experiências positivas com o uso de vitaminas, vermífugos, acetilcisteína, dentre outros, por oferecer uma melhor proteção ao paciente na luta contra à Covid-19.

A inclusão dos novos medicamentos tem o propósito de oferecer mais opções aos médicos, resultando em benefícios à população. “Os vermífugos e vitaminas não garantem cura à Covid-19, mas protegem o paciente e fortalecem seu organismo na luta contra o vírus”, entende o Comitê Médico de Guaraí.

Em reunião na tarde desta quinta-feira, 16, o Comitê Médico de Combate à Covid-19, da Prefeitura de Guaraí, decidiu inserir o uso da ivermectina, acetilcisteína, vitaminas de A a Z, vitamina C + zinco e dipirona comprimido.

De acordo com a médica da Rede Municipal da Saúde de Guaraí, dra Zoila R. Toyos, a inclusão dos novos medicamentos tem o propósito de oferecer mais opções aos médicos, resultando em benefícios à população. “A decisão de inserir vermífugos, vitaminas e dipirona não garante cura à Covid-19, mas protege o paciente e fortalece seu organismo na luta contra o vírus”, disse.

Os vermes, continuou a médica, causam inúmeros prejuízos ao organismo, além de carências de suplementos vitamínicos. “Os novos medicamentos inseridos podem ajudar, evitando que a pessoa debilitada vá para o hospital”, reforçou a dra Zoila R. Toyos.

Segundo a SMS-Guaraí, a Farmácia Básica Municipal possui os medicamentos cloroquina, além da azitromicina, albendazol e vitaminas do complexo B, dipirona em gotas, paracetamol, ambroxol para tratamento de pessoas com Covid-19. “Porém, somente o médico pode prescrever os fármacos, de acordo com o histórico do paciente”, disse a secretária da pasta, Marlene Sandri.

No caso da ivermectina, acetilcisteína, vitaminas de A a Z, vitamina C + zinco e dipirona comprimido, estão em processo de licitação para compra.

Para o Comitê Médico, mesmo sem uma comprovação científica, pois, atualmente, não foi desenvolvido uma cura para o vírus, existem inúmeras experiências com resultados positivos do uso dos medicamentos, por  oferecer uma melhor proteção ao paciente na luta contra à Covid-19.

DSC 0012 1280x856 - Comitê Médico da Prefeitura de Guaraí decide inserir novos medicamentos para proteção ao paciente no combate à Covid-19

Todos os medicamentos estão disponíveis na Farmácia Básica Municipal para tratamento de pessoas com Covid-19. Porém, somente o médico pode prescrever os fármacos, de acordo com o histórico do paciente.

Uso da cloroquina

Antes, no mês de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS-Guaraí) já havia adotado a orientação para o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina, além da azitromicina, albendazol e vitaminas do complexo B, como medidas de combate à Covid-19.

Os critérios estabelecidos para o uso da hidroxicloroquina contou com o consentimento dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, para o uso do medicamento, a autorização expressa do paciente e a obrigatoriedade que o profissional de saúde avise da ausência de evidências sólidas de que o tratamento possa ter um efeito confirmado na cura do Covid-19.

De acordo com a orientação adotada em Guaraí, o médico avalia a indicação do uso desta associação e baseado em cada caso, levando-se em consideração algumas contraindicações, o tratamento será proposto ao paciente na fase inicial. Caso a pessoa aceite, ela terá que assinar um Termo de Consentimento para então ser iniciado o tratamento. Antes de assinar o termo, o paciente estará ciente de que se trata de uma opção ainda em estudo e análise.

Vale ressaltar que as medidas de controle social, distanciamento, bem como correta higienização das mãos e uso de máscaras, ainda são prioridades no enfrentamento ao Coronavírus.

Prefeitura de Guaraí adota orientação para uso da hidroxicloroquina em casos confirmados de coronavírus

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

About ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

× Dúvidas sobre o COVID-19?