152 pacientes foram contemplados com 303 próteses dentárias em Guaraí

Iniciado em julho de 2019, o Projeto Excelência no Sorriso, custeado com recursos próprios da Prefeitura de Guaraí, já contemplou 152 pacientes, num total de 303 próteses dentárias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é de mais 128 próteses para benefício de 64 pacientes até o final deste ano.

Após a reabilitação dentária, são diversas histórias que os pacientes contam aos odontólogos. Pessoas que antes tinham vergonha de sorrir, agora, com a reabilitação dentária, fazem questão de mostrar seus novos sorrisos.

A Maria do Espírito Santo Gonçalves Morais da Silva, 57 anos, contou como era antes de receber próteses dentárias: “Eu não podia comer direito, meu sorriso era tímido, tinha vergonha de sair de casa. Agora é outra história. O que tenho a dizer é que estou muito feliz, amando meu novo sorriso”.

No cadastramento do Excelência no Sorriso é feito a triagem dos pacientes e as pessoas contempladas são chamadas de acordo com a lista de espera. “Priorizando critérios de idade e urgências (sem dentes)”, informou a gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabeth da Silva Martins.

Para a cirurgiã dentista, Vânia Ribeiro Cosac, o Excelência no Sorriso é um projeto com cunho social, de fundamental importância para a saúde dos pacientes. “Não é estética, é uma necessidade básica de saúde. A perda dos dentes causa um grande prejuízo, físico e emocional. Com o sorriso alterado, o paciente fica constrangido e envergonhado ao sorrir, com aparência um pouco mais envelhecida, podendo acarretar problemas psicológicos, com uma autoestima negativa”, explica.

A dificuldade na mastigação, continuou a cirurgiã dentista, pode causar problemas digestivos, além da fala que fica comprometida. “É prazeroso ver os pacientes saindo do consultório com alegria e satisfação”, conta.

O Raimundo Barbosa Ribeira, 68 anos, é a primeira vez que recebe uma prótese dentária. “A diferença é que eu tinha um problema com dentes velhos, teve que extrair e fiquei sem os dentes. Era ruim demais. Agora, com as próteses, estou me sentindo mais feliz. Melhorou a mastigação, meu sorriso ficou mais legal (risos…)”.

Idealizado na gestão da prefeita Lires Ferneda, o projeto tem  previsão de beneficiar mais 64 pessoas com 128 próteses até o final deste ano. Atualmente, a Prefeitura de Guaraí já investiu R$ 40 mil reais no projeto.

“Visitando as pessoas em suas casas, percebi a dificuldade delas em sorrir e também em mastigar os alimentos. Elas travavam o sorriso e não sorriam com a alma. Ouvi queixumes de que as gengivas doíam, causando desconforto na hora das refeições. Na época da campanha eleitoral, em 2016, eu coloquei como meta, caso eleita, fazer algo por elas. Me espelhei em sentir o sofrimento e a vontade de pessoas economicamente menos favorecidas em possuir uma prótese, para ter, de volta, o sorriso saudável e o prazer no momento de se alimentar”, revelou a prefeita Lires Ferneda.

“Só quem sabe o valor de um sorriso é aquele que não tem dente”, frase da odontóloga Vânia Ribeiro Cosac