Guaraí 51 anos: balanço das ações da Educação nos 100 dias de gestão

Em 2021, as escolas municipais de Guaraí receberam 55 notebooks e equipamentos de mídia para reforço no apoio tecnológico das atividades pedagógicas.

A pandemia causada pelo novo coronavírus apresentou uma série de obstáculos e testou a criatividade dos educadores. Trabalhando intensamente em busca de melhorias do aprendizado dos alunos, e com o desafio de retorno as aulas em 2021, a Secretaria Municipal de Educação contou com essencial apoio dos pais e comunidade escolar.

Aulas em 2021

As aulas nas escolas municipais retornaram no formato não presencial (remoto), através da plataforma digital, atividades impressas, grupos de WhatsApp, canais do youtube e videoconferência, além da oferta via plataforma Google Meet e Zoom. Sendo que, as aulas online ficam gravadas e disponibilizadas nos meios digitais (Google Classroom e Youtube).

Nova ferramenta pela plataforma Google Meet e Zoom. As aulas online ficam gravadas e disponibilizadas nos meios digitais (Google Classroom e Youtube).

Ampliação do programa de matrículas online

A Rede Municipal de Educação de Guaraí, em 2021, ampliou o programa de matriculas online, com a reorganização do sistema para gerenciamento das vagas, redistribuido de acordo com as demandas por unidade escolar e o endereço dos alunos.

Notebooks são os novos reforços para o apoio pedagógico nas escolas municipais de Guaraí

Também foi investido em aparelhos de Data Show, impressoras.

Melhoria na infraestrutura escolar

A Secretaria Municipal de Educação realizou manutenção necessária em banheiros, telhados, rede elétrica, hidráulica, e ações de segurança contra Covid19 e da estrutura escolar.

Levantamento das necessidades de adequação das escolas para os protocolos de segurança contra Covid19

A área técnica de engenharia da Prefeitura de Guaraí realizou levantamento das necessidades de adequações das escolas municipais para atender aos protocolos de segurança, recomendados pelos órgãos de saúde.

Engenheiro da Prefeitura de Guaraí fez levantamento para adequações das escolas municipais aos protocolos de segurança contra a Covid19.

Aquisição de insumos para segurança contra Covid19

Nos 100 dias de gestão, a Secretaria Municipal de Educação investiu em materiais de expediente, proteção, limpeza, higiene e sanitização, além da instalação de equipamentos que visam segurança e prevenção contra Covid19.

Sanitização em todas as escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação realizou sanitização das oito escolas municipais. Medida com o objetivo de garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação.

Foi usado desinfetante à base de amônia quaternária, indicado para desinfecção e higienização de paredes e pisos, abatedouros, indústria leiteira, veículos de transporte e outros mais.

Sanitização em todas as escolas municipais

Investimentos em equipamentos

10 novos aparelhos de ar condicionado com potência de 12, 18, 24 e 30.000 BTUs, além de 20 ventiladores e squeeze para as escolas municipais. Ações que visam o retorno das aulas semipresenciais.

Alimentação escolar: chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ruraltins, realizou o processo de chamamento público para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A iniciativa visa a aquisição de aproximadamente 25 gêneros alimentícios, entre frutas, hortaliças regionais.

Os alimentos são pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), utilizado para produção de merendas dos alunos da rede municipal, durante o ano de 2021, planejamento para o retorno das aulas semipresenciais.

Famílias de alunos das escolas municipais de Guaraí recebem mais alimentos da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Educação entregou alimentos da agricultura familiar para alunos das escolas municipais. Os produtos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e divididos entre as famílias dos 2.111 alunos matriculados na rede municipal.

Foram mais de 1.800 famílias foram beneficiadas com os alimentos: leite, farinha e banana. No total, foram 2.111 litros de leite, 1.336 kg de farinha de mandioca, e 4.222 kg de banana.

Edital com critérios para eleição de gestores das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação lançou edital para professores interessados em assumir o cargo de diretor de uma das oito escolas municipais. O processo está sendo realizado em três etapas, a próxima é a eleição final.

Guaraí 51 anos

Neste sábado (10), o governo municipal completa 100 dias de gestão e, no domingo, o município comemora 51 anos de emancipação política.

Os serviços executados pela administração pública, com as ações dos 100 dias de gestão, foram considerados pelo governo municipal como dupla comemoração, alinhado ao aniversário de Guaraí.

“Um desafio, estamos reinventando, mas graças ao apoio da comunidade escolar e educadores, vamos vencer e ofertar a melhor forma de aprendizado aos nossos alunos. Parabéns, Guaraí! Estamos cuidando das nossas crianças da rede municipal de educação, pois são o futuro dessa bela cidade”, disse o secretário da pasta, Sebastião Mendes.

A prefeita Fátima Coelho agradeceu a colaboração, apoio dos pais e da comunidade escolar. “Nossas ações, nos 100 dias de gestão, foram planejadas pensando no retorno das aulas com segurança aos nossos alunos e educadores. Parabéns, Guaraí! Nosso plano de governo é voltado para o futuro e crescimento do município, para isso é prioridade os investimentos em educação”.