Prefeitura de Guaraí recebe trator para apoio no desenvolvimento da agricultura familiar

A Prefeitura de Guaraí recebeu do Governo do Estado do Tocantins um trator com grade aradora e carreta agrícola para apoio no desenvolvimento da agricultura familiar no município. Na última terça-feira (20), a prefeita Fátima Coelho fez a entrega oficial da máquina para a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seamarh).

A produtora rural Ivonete Vieira Miranda foi conferir de perto o novo trator. “Será de grande reforço para a agricultura familiar no município, principalmente para impulsionar nossa lavoura comunitária de Guaraí”.

O programa Lavoura Comunitária, citado pela produtora rural Ivonete Miranda, funciona em parceria com os pequenos produtores com aptidão agrícola. Eles entram com a mão de obra, plantio, cuidados, limpeza e colheita. “A Prefeitura de Guaraí auxilia na preparação do solo, no transporte da colheita, adubos, máquinas, implementos, insumos e assistência técnica”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Weliton Mendonça.

O desenvolvimento da agricultura familiar no município foi destacado pela prefeita Fátima Coelho. “Este trator não servirá apenas de benefício para o pequeno produtor, mas impulsionará a produção agrícola e melhoria na renda das famílias”.

Recursos

Segundo o Governo do Estado, o trator com o kit de equipamentos agrícolas é procedente do programa Terra Forte, que visa aquisição de máquinas e implementos agrícolas para apoiar a produção agrícola, conforme preceitos da Lei Estadual nº 2.701/2013, onde foi instituído o Programa de Modernização do Estado e de sua Infraestrutura Econômica e Social (Proestado).

Os recursos são oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Caixa Econômica Federal e de emendas parlamentares.

A prefeita Fátima Coelho entregou o trator acompanhada dos vereadores Rita Lopes (DEM) e Mikéias Feitosa (DEM), representantes da Câmara Municipal de Guaraí; presença de dois pequenos produtores rurais, da agricultura familiar de Guaraí; o secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Weliton Mendonça; e de Obras e Infraestrutura, Donizeth Medeiros.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

About ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

× Dúvidas sobre o COVID-19?